21 junho 2013

Nutrição equilibrada favorece a fertilidade

Um motivo bem frequente de problemas que geram dificuldades para engravidar é a dificuldade ovulatória, que, de forma indireta, tem relação com alimentação.

Em resposta as pesquisas feitas, a ingestão de antioxidantes como vitamina C e E, betacaroteno e os minerais folato e zinco tem demonstrado ser importante para a qualidade do sêmen. Já o consumo de gordura trans está relacionado com o aumento do risco de infertilidade.
A obesidade e o sobrepeso todos sabem que trazem  muitas consequências à saúde, incluindo  os distúrbios reprodutivos. Há uma quantidade expressiva de mulheres obesas inférteis. Neste caso, a redução de peso e a mudança de hábitos alimentares podem ajudar muito na solução do problema.

A gordura trans está relacionada com aumento de 73% de risco de infertilidade, isso vale também para alto índice glicêmico dos alimentos, associado há um maior risco.
Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes, com variação dos alimentos certamente estarão presente os antioxidades, a vitamina C, E, betacaroteno e os minerais citados , favorecendo a fertilidade
Pode ser  destacado  ainda as gorduras boas e o ácido fólico que agem também a favor da fertilidade: Azeite, óleo de canola, salmão, sardinha, linhaça e amêndoa. Essas gorduras facilitam a penetração do espermatozóide e a saída do embrião, que vai se implantar no útero.
O ácido fólico é importante desde a fecundação até o fim da gestação, pois ajuda na formação do sistema nervoso do feto. Ele ainda é eficaz na manutenção da gravidez, principalmente nos três primeiros meses, quando o risco de aborto natural é maior. Soja, fígado, vegetais verde-escuros (espinafre, agrião) e levedo de cerveja são boas fontes.

Mais dicas importantes:
·  Reduzir a ingestão de açúcar e carboidratos refinados, como doces, pão branco, batata, refrigerante, etc.
·  Reduzir a ingestão de gordura animal (manteiga, creme de leite, banha de porco, bacon, etc.)
·  Consumir alimentos fontes de fibras, incluindo grãos, frutas, vegetais e cereais integrais
·  Praticar exercícios regularmente
·  Beber bastante água
_____________________________________________________


FABÍOLA PECE comenta: A prática de bons hábitos na alimentação do seu dia-a-dia faz bem de uma maneira generalizada, não só  ao favorecimento da fertilidade , mas na saúde em geral.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: