18 junho 2012

Causas das falhas de implantação de embriões na FIV


Uma tentativa, duas tentativas, três…....e nada... Esta é uma situação delicadíssima para muitos casais que estão em busca de um tratamento que resulte em gravidez. É chamado de falha de implantação os insucessos em procedimentos de fertilização in vitro ( FIV ou ICSI ), quando após a transferência de embriões selecionados a gravidez não ocorre. Em muitos casos, não ocorre nem a nidação embrionária,  (fixação do embrião no útero)..

O diagnóstico da falha de implantação embrionária só é considerado após 03 ciclos de fertilização in vitro. “Falhas de implantação do embrião podem acontecer em qualquer ciclo reprodutivo, num ciclo natural e num ciclo induzido, porisso a responsabilidade pelo insucesso’ não é necessariamente da FIV ou da ICSI.
A causa mais comum para as falhas de implantação está relacionada à qualidade do embrião implantado. Essa qualidade pode ser afetada devido à idade materna avançada, que compromete muito a qualidade embora morfologicamente eles pareçam bons. Espermatozóides com qualidade muito prejudicada também podem estar relacionados às falhas de implantação. Nestes casos, são solicitados exames complementares ao casal, para nos certificarmos sobre a origem da falha de implantação.
Falhas de implantação também podem estar relacionadas a distúrbios uterinos. Para isso,é realizado uma histeroscopia para fazer a biópsia do endométrio e verificar as condições intra-uterinas. Em ciclos de fertilização in vitro, é preciso também realizar um acompanhamento hormonal – por meio de exames de sangue – para aferir a dosagem de progesterona e de estradiol, após a transferência dos embriões.
Fatores imunológicos também podem estar envolvidos nas falhas de implantação dos embriões. O cross-match é um exame que auxilia o médico a detectar incompatibilidades genéticas entre a mãe e o pai que podem resultar na perda dos embriões..
“Apesar das técnicas de reprodução assistida terem evoluído muito, nos últimos trinta anos, o processo de implantação embrionária apresenta ainda muitos pontos sem explicação.. Aumentar as taxas de implantação por embrião transferido tem sido o maior desafio no campo da  Medicina Reprodutiva
FABÍOLA PECE comenta: Realmente posso dizer sobre isso na prática. Fiz muitas tentativas de ICSI e comigo dava tudo certíssimo, com toda qualidade possível e a melhor resposta a todo o tratamento. Porém, mesmo assim, com tudo a favor, de nada adianta se a qualidade estiver muito prejudicada. Isto afeta diretamente na nidação. Chegava o dia do Beta HCG e nada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola sou Marcelo/ cuiaba minha mulher fez a FIV, mas um dia antes da implantação ela teve uma forte gripe, e ficou rui mesmo, ja 3 dia teve uma vida normal acha que isso interferil no reltado

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de saber se existe clinicas mais baratas ou gratuitas no RJ? Tenho endometriose profunda e já estou com 39 anos de idade. Grata

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: