18 outubro 2012

Sinéquias Intra-uterinas


Uma sinequia é a aderência de tecidos e pode se referir à vários órgãos: 
Hoje estou postando sobre Sinéquia Uterina

Sinéquias uterinas são "cicatrizes" (aderências) localizadas dentro do útero geralmente  causadas por cirurgia, infecção uterina ou radioterapia.Também 
é muito comum acontecer depois de  uma curetagem feita para retirada de mioma ou pólipo uterino, pós aborto ou após uma endometrite (infecção do endométrio, a camada interna do útero).
As sinéquias uterinas são facilmente descobertas por causa do abortamento de repetição, infertilidade e distúrbios menstruais causados. 
Quando desaparecem as sinéquias  observa-se a taxa de gestação melhor bastante, mas essa melhora depende do  tipo de sinéquia e à gravidade com 
que a cavidade uterina foi afetada. 
As sinéquias endometriais podem ser desfeitas mesmo durante o diagnóstico com o próprio aparelho e têm excelente prognóstico. Já as sinéquias fibrosas 
(abrangem  grande parte da cavidade uterina) só são desfeitas com ressectoscópio ou laser e têm alta taxa de recidiva (ou seja, volta do problema) pós-ressecção, piorando muito o prognóstico de gravidez.
Em alguns casos, as sinéquias podem estar relacionadas a amenorréia (ausência de menstruação). 

Sintomas comuns : pode levar à dores menstruais excessivas, menstruações 
com fluxo diminuido ou ausente, mas nem sempre apresentam sintomas.

Tratamento das sinéquias: se dá pela sua retirada durante a histeroscopia, com a possibilidade de uso posterior de hormônios, dependendo do caso e da conduta tomada pelo seu médico.
Qualquer agressão ao endométrio (camada interna do útero) pode provocar a formação da sinéquia. É uma estrutura muito delicada. 
O que chama mais a atenção das mulheres para uma investigação e descoberta dessas sinéquias são o abortamento repetitivo e a infertilidade causada . 

Diagnóstico: pode ser feito pela histerossalpingografia (radiografia das trompas) 
ou ultrassonografia, alem da histerossonografia (ultrassonografia com soro fisiologico injetado pela vagina). Porém, o exame principal é a histeroscopia 
diagnóstica, esse é o que realmente dará um resultado mais certo. Este exame (histeroscopia diagnóstica) pode ser revertido em cirurgica e dependendendo do tipo da sinéquia corrigido através deste procedimento.

A cirurgia tem duração de 30 minutos e a paciente pode ter alta no mesmo dia.
________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: O útero é um órgão delicadíssimo e por ser o local aonde ocorre a implantação e todo o desenvolvimento do embrião , precisa estar perfeitamente em condições; um simples probleminha pode causar problemas,ocasionando a infertilidade.


19 comentários:

Unknown disse...

Drª Fabíola,
No pós tratamento da sinéquia, acha que seja possível acontecer algo com o bebê em caso de gravidez?

Falando sobre Infertilidade disse...

Nenhum, fique tranquilo(a)

Anônimo disse...

Fiz uma histerossalpingografia hoje e o médico que a fez, disse q no meu exame apresentou sinéquias. Ele me disse que eram partes das paredes do útero coladas e que provavelmente essa seria a causa de eu não conseguir engravidar, pois tive uma gravidez anembrionária há 2 anos atrás e fiz curetagem, nunca mais engravidei. ELE ME DISSE QUE A SINÉQUIA É DEVIDO A CURETAGEM QUE FIZ.É possível reverter? SERÁ QUE AINDA CONSEGUIREI ENGRAVIDAR?

Anônimo disse...

estou com cisto no ovario sera que comsigo engravidar

carmen disse...

Dra realizei hoje uma histeroscopia cirúrgica para retirada de sinequia do útero, o médico me passou anticoncepcional e pomada pata ajudar a cicatrizar, porém não explicou se já posso iniciar o tratamento ou esperar? Não tenho como receber informações maiores dele. Se puder me ajudar? Obrigada

Leona disse...

Carmem, eu fiz uma histeroscopia cirúrgica dia 27 de agosto, o médico não me indicou nenhum remédio, apenas me pediu p ir no consultório dele, dali a 7 dias. Quando retornei é q ele me receitou o contraceptivo, porém não me receitou pomada alguma. Espero ter ajudado...

Anônimo disse...

Eu queria saber se a sinequias em endometrios de cavidade fina me impedem de engravidar ?

Unknown disse...

Oi boa noite dor Fábio to tentando em grávida e não consigo tenho mais de 10 anos

Unknown disse...

Oi boa noite dor Fábio to tentando em grávida e não consigo tenho mais de 10 anos

Unknown disse...

Dra Fabíola tenho ovario policistico a nove anos tento engravidar e não consigo o q devi fazer ?

Unknown disse...

Dra a 13 anos de casada e não consegui engravidar gostaria muito de poder realizar esse sonho pois eu quero muito meu nome é. Iraci

Unknown disse...

Dra a 13 anos de casada e não consegui engravidar gostaria muito de poder realizar esse sonho pois eu quero muito meu nome é. Iraci

Unknown disse...

Dra a 13 anos de casada e não consegui engravidar gostaria muito de poder realizar esse sonho pois eu quero muito meu nome é Iraci o que devo fazer pois em 2011eu fiz todos os exames mas meu marido e não deu nem um resultado negativo estava tudo bem mais por que eu não consigo

Unknown disse...

Dra a 13 anos de casada e não consegui engravidar gostaria muito de poder realizar esse sonho pois eu quero muito meu nome é Iraci o que devo fazer pois em 2011eu fiz todos os exames mas meu marido e não deu nem um resultado negativo estava tudo bem mais por que eu não consigo

Anônimo disse...

bom dia.
em 26/10/16 fiz uma histeroscopia, onde foram retirados um polipo e algumas sinequias. desde então nunca mais menstruei, hoje é 16/12/2016. Minha última menstruação foi em 17/10/2016. Antes do procedimento sempre foi normal. O que pode estar acontecendo?

Anônimo disse...

Oi era tiver uma aborto2016 fiz o video histeroscopia deu sinequia ele coloco sinequia desfeita pode corre risco de não ter dado certo.

Unknown disse...

Oi fabíola boa noite!
Eu tenho que fazer uma histeroscopia, pois tenho sinequia à mais de oito anos, já fiz uma vês e a sinequia voltou. Tenho muita vontade de ser mãe, tenho 34 anos, e o médico me falou que eu não tenho muito tempo. Pelo amor me ajude: Alguma dica, alguma coisa que possa fazer, ou é só esperar. Desde-já, obrigada!!

Unknown disse...

Oi fabíola boa noite!
Eu tenho que fazer uma histeroscopia, pois tenho sinequia à mais de oito anos, já fiz uma vês e a sinequia voltou. Tenho muita vontade de ser mãe, tenho 34 anos, e o médico me falou que eu não tenho muito tempo.Obs: já engradivei duas vezes, uma gravidez normal, e uma anembrionada,a última foi 2005. Pelo amor de Deus me ajude: Alguma dica, alguma coisa que possa fazer, ou é só esperar. Desde-já, obrigada!!

Unknown disse...

Pode ter dado nova sinequia, repita o procedimento e peça pra inserir diu para evitar nova aderência.

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: