28 junho 2013

Laparoscopia Diagnóstica

O que é , para que serve e quais são as consequências ?

O que é laparoscopia diagnóstica?

É uma técnica de diagnóstico que envolve a inserção de um tubo de visualização  dentro da cavidade abdominal, permitindo a visualização direta de órgãos e de amostras coletadas para biópsia, se necessário.
Requer um ou mais incisões de 5-10 mm. Os ginecologistas e cirurgiões costumam fazer e seu uso está se tornando mais comum,  substituindo  grandes incisões cirúrgicas abdominais (laparotomia).
Como é uma laparoscopia diagnóstica?
Ela é feita com  anestesia geral na sala de cirurgia. Através de uma agulha de punção é injetado dióxido de carbono na cavidade abdominal, para que ela seja distendida. A incisão é feita na região do umbigo. É um tubo óptico acoplado a uma fonte de luz e sistema de vídeo, que pode transmitir imagens de dentro do abdômen para os monitores na sala de cirurgia.
Dependendo da necessidade de exploração ou biópsia podem  ser feita outras incisões menores para a introdução de instrumentos.

Quais são as indicações para laparoscopia diagnóstica?

Quando os testes radiológicos  não esclarecem  um diagnóstico.
Dor na região abdominal inferior ou pélvica.
Lesões do fígado e outros órgãos abdominais que necessitam de amostras de tecido sob visão direta.
Estudo de extensão de tumores da cavidade abdominal para ver se eles estão ou não ressecáveis.

Quais são as consequências de uma laparoscopia diagnóstica?

Pode ser realizada em cirurgia ambulatorial ou de curta duração, hospitalizações 24-48 horas. Durante as primeiras horas pode haver leve dor nas costas e se espalhar para os ombros, o resultado da distensão abdominal. Alimentação por via oral foi iniciada poucas horas após o procedimento. O retorno às atividades normais é entre 1-2 semanas depois.
O risco da anestesia geral é muito baixa em pacientes que têm bom estado geral.
Os riscos da laparoscopia são excepcionais: lesão do intestino ou de artéria ou veia no abdômen, com a punção. Entre as complicações menores estão sangramento e hematomas pela entradas dos instrumentos.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: