01 julho 2013

Acupuntura, um meio de amenizar a ansiedade

Um procedimento com suas origens na tradição chinesa, a acupuntura tem conseguido importantes avanços para a medicina ocidental. O tratamento de fertilidade é um dos beneficiados com isso.

O método, que é usado ou isoladamente ou simultaneamente com outras técnicas de reprodução assistida, é um grande aliado para quem tem problemas de fertilidade. Além de ser menos invasiva e ter menos efeitos colaterais, a acupuntura aumenta as chances de pacientes que tentam engravidar de 23% a 26% para cerca de 50%.

Quando é usada?

Ela pode ser indicada para:-
- Estimular a ovulação quando as  alterações são originadas por alterações emocionais: isso acontece quando os médicos não encontram causas biológicas que impedem a gravidez e chegam à conclusão de que pode haver ansiedade ou desordem hormonal. Assim, a técnica ajuda na reestruturação do eixo neuro-horm
onal.
- O outro caso é quando a acupuntura auxilia técnicas de reprodução assistida, seguindo um protocolo de sessões mais específico.
Efeitos na mulher
A forma de ação da acupuntura na mulher que deseja engravidar funciona na regulação de neurotransmissores, preparando o organismo para a gravidez e diminuindo principalmente o nível de estresse. As fases são as seguintes:
 – A secreção das gonadotrofinas (hormônios que regulam o funcionamento dos ovários), influenciando o ciclo menstrual, é estimulada;
 – Aumento  do fluxo sanguíneo para o útero, e também a inibição das contrações uterinas;
 – Por último, foca-se na produção endógena de opioides (como a endorfina), que diminuem a resposta fisiológica ao estresse.

Desssa forma, há uma melhora considerável na receptividade no útero, diminuindo as chances de rejeição do embrião. Além disso, a acupuntura ajuda mulheres que tentam engravidar ao estimular o fluxo sanguíneo para engrossar o endométrio (membrana que reveste a parede interna do útero), tornando-o mais receptivo para a implantação do embrião.
Quem pode fazer?
É muito recomendada para mulheres que sofrem de: endometriose, dor  uterina, irregularidade menstrual, obstrução das trompas, fluxo menstrual intenso ou mesmo aquelas que se queixam de diminuição da libido.
Efeitos colaterais

Diferentemente da medicina ocidental, a acupuntura não causa efeitos colaterais indesejáveis, já que usa as vias naturais do organismo.
E para os homens?

A acupuntura pode ser promissora não apenas para mulheres, mas também para homens. Muitas vezes, os espermatozoides aparecem em número reduzido no espermograma, com perda de movimento ou mesmo com algum tipo de deformidade. A urologia não tem propostas medicamentosas para isso ainda, mas a acupuntura já conseguiu resultados surpreendentes e apresentou melhoras tanto na quantidade dos espermatozoides, quanto na mobilidade e no formato.
Em quantas sessões funciona?

É necessário um total de oito sessões de acupuntura para mulheres que querem ser mãe: quatro sessões semanais antes da transferência do embrião ao útero, uma sessão feita imediatamente antes e uma logo após o procedimento, outra realizada quatro dias depois e mais uma no oitavo dia após ter sido implantado. Recomenda-se ainda mais 12 sessões semanais para o período crítico da gravidez, em casos das chances de abortar forem maiores.
Para os homens, recomenda-se tratamento por um período de seis semanas, com duas sessões semanais que durem de 20 a 30 minutos.
 _________________________________________________
FABÌOLA PECE  comenta:  A acupuntura é muito interessante em casais que  estão  em ciclos de tratamento com Reprodução Assistida, pois  ajuda demais no controle da ansiedade.


Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: