10 junho 2013

Assistam em tempo real uma "Videolaparoscopia - Endometriose"


(VIDEO EXTRAIDO DO YOUTUBE)


______________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta:  É sempre interessante sabermos como somos por dentro, porisso coloquei este vídeo para que  vocês possam entender melhor certas situações  na prática.  

=======================================================
Na sequência, disponibilizamos abaixo entrevista com Dr Armindo (Médico responsável pela Clinica de Reprodução Assistida: Dr Armindo Dias Teixeira) expondo a sua explicação sobre este tema: ENDOMETRIOSE


"" Endometriose, você sabe o que é ?

A endometriose é uma das doenças de maior evidência no momento, principalmente para a mulher moderna, que muitas vezes prefere adiar a maternidade em função de fatores externos - como o trabalho, por exemplo- apresentando dessa maneira, um maior número de menstruações no decurso de sua vida fértil. Estima-se que a doença atinja de 10 a 15 % das mulheres em idade reprodutiva e 40% daquelas com dificuldade para engravidar. 

No Brasil, em torno de 6 milhões de mulheres são portadoras de endometriose e o diagnóstico pode demorar de 7 a 9 anos para ser concluído. Portanto, é fundamental prestar atenção aos sintomas e procurar o auxílio médico para que o diagnóstico seja feito em fases iniciais,  onde o tratamento é mais eficaz. O Dr. Armindo Dias Teixeira, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida é o entrevistado sobre o tema.
O que é endometriose ?

Dr. Armindo: Endometriose consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada que reveste o útero internamente e que vai se tornando mais espesso pelo efeito dos hormônios ovarianos, e ao final do ciclo menstrual, se   renova   com a menstruação. A doença se localiza mais comumente na região pélvica, freqüentemente em locais como: o fundo de Saco de Douglas ( atrás do útero ), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pelve. Existem casos de localização extra-genital,porém, são mais raros.

 Quais os principais sintomas?
 Dr. Armindo: A dor é o principal sintoma da paciente com endometriose. Pode ocorrer somente durante o período menstrual, mas com o avançar da doença ou dependendo da localização, a dor pode se tornar habitual, acontecendo em qualquer período do mês. Também são comuns às pacientes com endometriose sentirem dores nas relações sexuais, alterações no ritmo das evacuações ou distúrbios urinários. Algumas mulheres não apresentam sintomas. 

A endometriose responde por cerca de 30 a 40 % das mulheres com dificuldade para engravidar.


Como se desenvolve a doença?

Dr. Armindo: Não existe até o momento uma causa definida para o aparecimento da endometriose. Existem várias teorias para tentar explicar a doença, porém, nenhuma delas é aceita em sua totalidade. A teoria mais antiga sugere que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das tubas uterinas para a cavidade abdominal, onde se implantariam e iniciariam a doença. Outras teorias apontam alterações do sistema imunológico, e mesmo uma herança genética. A cada menstruação o endométrio ectópico sangra causando dor pélvica, dor durante a relação sexual, queixas urinárias, intestinais e a infertilidade.

Como se faz o diagnóstico?
Dr. Armindo: Para iniciar o diagnóstico de endometriose, o médico que atende à paciente deve inicialmente realizar um histórico completo sobre as suas queixas, que se caracterizam por dor na região pélvica, dor durante a menstruação, piorando com o passar do tempo, dor nas relações sexuais, distúrbios urinários e intestinais, além da infertilidade. Após o histórico, deve ser feito o exame ginecológico, onde poderá encontrar locais mais sensíveis, nódulos, cistos ovarianos, etc. A etapa seguinte será a programação de outros procedimentos que ajudem no diagnóstico, normalmente exames de imagem como a ressonância magnética e a ultrassonografia, com preparo intestinal. Finalmente, o diagnóstico de certeza é realizado através da vídeolaparoscopia.

A videolaparoscopia é um procedimento cirúrgico que consiste na introdução de uma câmera na região pélvica, sob anestesia geral, e que auxilia no diagnóstico e no tratamento - remoção dos implantes de endometriose, retiradas de cistos e de lesões no intestino,bexiga, etc. O material retirado na cirurgia é enviado para exame no qual o médico patologista vai confirmar a presença do tecido endometriótico. Nas pacientes com infertilidade, as cirurgias devem ter a finalidade da preservação da fertilidade.

Quais os graus que a endometriose apresenta?

Dr. Armindo: Para que houvesse uma uniformidade de informações entre os pesquisadores  e médicos quando se estuda a doença, a Associação Americana de Fertilidade elaborou uma classificação em graus de 1 a 4 para  melhor entendimento da endometriose.

Como é o tratamento?

Dr. Armindo: O  tratamento vai depender de alguns fatores como: sintomas, desejo ou não de engravidar, idade da paciente,  locais acometidos, entre outras informações. Pode-se realizar o tratamento clínico, conforme o caso, utilizando medicamentos hormonais, ou  colocação de endoceptivo uterino para a supressão da menstruação, e analgésicos para o alívio doloroso. 

O tratamento mais importante é o cirúrgico através da vídeolaparoscopia, que é o procedimento com intuito de auxiliar o especialista na restauração o mais próximo possível a anatomia da pelve feminina"".

Consultor: Dr. Armindo Dias Teixeira (médico ginecologista especialista em reprodução humana e videolaparoscopia)

www.doutorarmindo.com.br OU CLIQUE NO BANNER DA CLINICA (A DIREITA)


Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: