07 junho 2013

Alteração do muco cervical

muco cervical é segregado pelo colo uterino durante os dias férteis da mulher, que ocorrem por volta do dia da ovulação; Se a mulher não produzir muco cervical ou não o produzir em quantidades suficientes, ou ainda se a sua qualidade for muito fraca, os espermatozóides não conseguem atravessa-lo para fertilizar o óvulo.
Uma mulher com um ciclo menstrual regular poderá perceber o aumento natural do corrimento vaginal (saudável) no meio do ciclo. Porém, esta alteração do muco não é perceptível para todas as mulheres que ovulam. Mas isto não significa que tenham qualquer problema.Um teste chamado pós-coito permite analisar a qualidade do muco cervical e determinar em que medida este contribui para os problemas de infertilidade do casal.
Alterações do  muco cervical são geralmente atribuídas a desequilíbrios hormonais. As alterações normais no volume e consistência do muco resultam do aumento da quantidade de estrogénio que acompanha normalmente a ovulação.
O muco cervical apresenta-se pouco espesso e aquoso no período da ovulação. Se o equilíbrio hormonal do estrogénio for alterado, a qualidade e a consistência deste muco podem sofrer alterações. As infecções e determinados fármacos podem também influenciar diretamente o muco cervical.
Tratamento:


Existem várias opções de tratamento para estes problemas. Se os exames apontarem uma  secreção vaginal  demasiadamente  ácida, o problema poderá ser corrigido através de lavagens vaginais com uma solução neutralizante (bicarbonato de sódio). Se mesmo assim o muco continuar a apresentar anomalias, é possível recorrer à inseminação intra-uterina (IIU). Esta técnica consiste na introdução de esperma lavado diretamente no útero com uma seringa de plástico e desta forma, o colo uterino não afetará a capacidade de o esperma atingir o útero.
___________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Este é um probleminha bem fácil de se controlar e com fácil diagnóstico através deste exame: "Pós Coito", no qual uma amostra de secreção é coletada, pois ele será feito após relação sexual programada.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: