06 junho 2013

Tratamento da varicocele

O tratamento só é indicado naqueles que apresentam sintomas como:dor, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Homens que não apresentam dor ou os mais velhos. que não desejam mais ter filhos, não precisam ser operados.
A correção da varicocele é feita de 3 formas diferentes:
1.) Cirurgia aberta: a cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte.
Devido ao edema que surge na bolsa escrotal no pós-operatório, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deverá evitar esforço físico por 2 até 4 semanas. Relações sexuais somente após 10 dias.

2.) Cirurgia laparoscópica: é menos usada pois, neste caso, possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas. A única vantagem é o tamanho da incisão que é menor.

3.) Embolização da varicocele: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (geralmente sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média. É um procedimento mais novo e nem todos os urologistasestão treinados para fazê-lo.


Em muitos casos a correção da varicocele melhora o espermograma, porém a infertilidade costuma ser multifatorial, o que faz com que a correção da varicocele em alguns pacientes dê somente uma amenizada no  problema, sem resolvê-lo por completo. Porisso, não há como se saber antecipadamente, com exatidão, quem irá ter melhora significativa do espermograma; porém, nos casos de pacientes jovens que estão com dificuldades de gerar uma gravidez é muitas vezes indicado o tratamento.
_________________________________________________________


FABÍOLA PECE comenta: A infertilidade tem que ser bem diagnosticada, geralmente não é um fator, e sim vários probleminhas juntos que, em conjunto, podem estar causando a dificuldade de engravidar. Porisso é interessante o casal depois de 1 ano de tentativas em período fértil sem sucesso (mulheres abaixo de 35 anos) estar consultando um especialista em Reprodução Humana que estará apto a poder fazer todo um diagnóstico preciso.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: