17 abril 2013

Você já ouviu falar em Adenomiose ?


Adenomiose é uma uma patologia uterina caracterizada pela presença de glândulas e estroma endometrial (revestimento interno do útero) dentro do miométrio (a camada muscular grossa do útero), podendo levar ao aumento das fibras musculares uterinas, com aumento do volume do utero

Mulheres com adenomiose freqüentemente também têm junto a esta patologia leiomioma ou endometriose.

A adenomiose pode ser focal, envolvendo apenas o útero, ou difusa. Quando apresenta de forma difusa, o útero torna-se mais pesado e volumoso.


Resumindo: Adenomiose é uma endometriose interna.

Não fique preocupada: “Adenomiose NÃO É CÂNCER e não é perigoso” Mas,, dependendo do seu tamanho , pode ocasionar problemas, entre eles, dor e sangramentos intensos. 

Com isso existirá um aumento do fluxo menstrual (menorragia) e das cólicas uterinas (dismenorréia), diminuindo assim a qualidade de vida dessas mulheres. 

O diagnóstico da adenomiose pode ser suspeitado pela ultra-sonografia vaginal e pela ressonância magnética para fechar o diagnóstico.

Veja bem:  Adenomiose NÃO É Endometriose.

A adenomiose ocorre tipicamente em mulheres entre 35 e 50 anos, possivelmente porque nesta faixa etária as mulheres têm excesso de estrógeno. Perto dos 35 anos, as mulheres geralmente cessam a produção de progesterona, que equilibra os efeitos do estrógeno. 

Após os 50 anos, devido à menopausa, as mulheres não produzem tanto estrógeno.

Quais são as causas da Adenomiose
?

A causa da adenomiose ainda é desconhecida, embora sabe-se que pode estar associada a algum trauma uterino que possa ter rompido a barreira entre o endométrio e o miométrio, o que pode ocorrer, por exemplo, em razão de gravidez, operação cesariana ou ligadura de trompas.

Qual seu tratamento
?


A Adenomiose deve ser tratada somente quando causar sintomas como: sangramento e dores .

Não existem ainda medicações capazes de destruir a Adenimose . 

Tratamento medicamentoso

Há uma variada gama de medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento dos sintomas da Adenomiose 

Medicamentos antiinflamatórios não hormonais ou compostos hormonais podem ser usados nesta fase e, na maioria das vezes, são suficientes para controlar os sintomas sem precisar de uma terapia adicional. 

Alguns compostos hormonais apresentam certos efeitos colaterais e outros riscos quando utilizados cronicamente e, por isto, geralmente, são indicados de forma temporária. 

Tratamento cirúrgico

Existem apenas um tipos de tratamento cirúrgico: Histerectomia, que consiste na extirpação cirúrgica de todo o útero.

Como mencionado anteriormente, a histerectomia é a cirurgia universalmente mais difundida e aplicada no ambiente ginecológico. Provoca alívio definitivo dos sintomas e é razoavelmente segura, porém por ser um procedimento muito radical deverá ser considerado em último caso.

A adenomiose não tem sido relatada como causa da infertilidade, mas como os focos de endométrio no músculo uterino alteram a vascularização endometrial podem ocorrer interferências na implantação embrionária.
___________________________________________________ 

FABIOLA PECE comenta: Adenomiose sob controle e tratada adequadamente não traz problemas para você conseguir seu filho. Mantenha sempre se ginecológico em dia. Pois  qualquer  problema detectado precocemente é muito mais fácil de ser controlado ou extirpado.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: