16 abril 2013

Avaliação da Reserva Ovariana


A fertilidade feminina depende de dois fatores: quantidade e qualidade dos óvulos. Conforme passa a idade da mulher ambos caem e, com isso, despencam também as chances de engravidar ,  indiferentemente do método: natural ou por meio de técnicas de reprodução assistida.
Mas, o teste de dosagem de um hormônio conhecido como antimülleriano pode estimar o nível da reserva ovariana, ou seja, quantos óvulos a mulher ainda tem guardados. 

Como é este exame
O teste de dosagem está no mercado há cerca demais ou menos cinco anos. Mas, além dele, a paciente pode fazer medição de outros tipos de hormônios, Mas,, a dosagem não é 100% precisa, pois existe uma variação de acordo com a fase do ciclo menstrual da mulher. Já o hormônio antimülleriano se mantém estável dentro e fora do período fértil. Isso acontece porque ele está diretamente ligado à quantidade de óvulos que a mulher possui. Se a reserva é pequena, o nível do hormônio é baixo - e vice e versa. 

A dosagem deste hormônio é feita por meio de exame de sangue, permitindo  também  uma avaliação parcial da qualidade dos óvulos. Na maioria dos casos, uma coisa está diretamente atrelada à outra, ou seja, uma reserva boa está diretamente relacionada a óvulos de boa qualidade.. 
Este teste pode ser de grande utilidade para as mulheres que pretendem ter filhos após os 30 anos. A fertilidade feminina depende de dois fatores: quantidade e qualidade dos óvulos. Mas, com o passar dos anos, ambas vão caindo e junto com isso também as chances de engravidar - seja naturalmente ou por meio de técnicas de reprodução assistida.
Alguns estudos mostraram que este é o melhor marcador da reserva ovariana, com menor variação entre um ciclo e outro e mesmo durante o ciclo.

FABÍOLA PECE comenta: Em minha opinião este exame deveria estar incorporado a rotina normal de exames  feitos pelo médico especialista em RA, principalmente após os 30 anos, quando em muitas vezes já há um declininio na reserva ovariana. 

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: