09 abril 2013

OVULOGÊNESE – FORMAÇÃO DOS ÓVULOS


A formação dos óvulos tem início antes do nascimento da mulher, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as  células precursoras dos gametas femininos param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e passam a ser chamadas de ovócitos primários .
Os ovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade. Ao nascer, a menina já tem seus ovócitos primários formados no interior de seus ovários, mas mais da metade deles se degenera ao longo da vida da mulher.
Ao atingir a puberdade, a menina terá a sua primeira menstruação, chamada de menarca, e passará a apresentar ciclos menstruais que duram aproximadamente 28 dias. Em cada ciclo menstrual, um dos ovócitos primários entra no período de maturação, e esse processo se repetirá até a chegada da menopausa, que é quando cessam definitivamente os ciclos menstruais.
Durante a maturação do ovócito primário,  forma-se células de tamanhos diferentes, sendo uma delas grande, chamada de ovócito secundário  e a outra pequena, chamada de corpúsculo polar, que se degenera logos após a sua formação.
O ovócito secundário inicia então o que chamamos de ovulação, na qual o ovócito secundário será liberado no ovário e encaminhado para a trompa. Esse ovócito secundário que foi liberado é chamado de óvulo, e a sua meiose (divisão celular) se completará somente se houver fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
Quando o ovócito secundário (óvulo) não é fecundado, ele se degenera 24 horas após ser liberado.
Além de formar os gametas, a ovulogênese também está associada a todas as modificações hormonais que preparam o útero da mulher para uma possível gravidez, e uma delas é o espessamento da parede uterina para receber o futuro embrião. Caso o óvulo não seja fecundado por um espermatozoide, a ovulogênese não se completa, ocorrendo a descamação da parede uterina, que chamamos de menstruação. Se  houver a fecundação do óvulo, não ocorrerá a menstruação, havendo então uma gravidez.
_________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Nós temos nosso corpo perfeitinho, onde tudo funciona perfeitamente, como uma  perfeita máquina. Mas a mulher, diferentemente do homem, tem um tempo programado para procriar. Tudo funciona direitinho enquanto ela está em seu período fértil.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: