23 abril 2013

Atenção: seu útero poderá te mostrar que algo não está bem.


Para o homem, sempre foi bem mais fácil de se notar qualquer problema diferente, não é mesmo ?

Já para as mulheres isso se torna bem diferente. Muitos problemas passam despercebidos e muitas mulheres só vão descobrir quando tentam engravidar por causa da investigação feita através dos exames feitos na ocasião. Nós mulheres somos vulneráveis a desenvolver doenças como endometriose, miomas, pólipos, sinéquias e até mesmo algum tipo de câncer.  Mas, tudo isto pode ser evitado se houver uma prevenção cotidiana ; essas doenças poderão ser  identificadas em exames como o papanicolau e ultrasom transvaginal.
Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil será o tratamento. Por isso, é muitíssimo importante para a mulher consultar um ginecologista uma vez por ano ou ao menor sinal de problema que aconteça.
Alguns sinais que necessitam de atenção:
1. Hemorragia ou falta de menstruação:  Se o fluxo variar muito, tanto para mais ou para menos é sinal de alerta
2. Dores na hora da relação sexual:  Observe e conte para o médico.
3. Inchaço: Só é normal apenas antes da menstruação.
4. Cólicas: Se forem fortes a ponto de lhe causar ânsia de vômito, sinal de alerta
5. Odor ruim: A secreção vaginal não pode ter odor forte.
6. Infertilidade: Dificuldade para engravidar pode ser endometriose.
Algumas doenças que necessitam de atenção:

Mioma: É um tumor benigno que se alimenta de estrogênio. O tratamento consiste em anular a produção desse hormônio. Em alguns casos, ele é retirado em cirurgia, mas somente o médico te avaliando saberá se é viável ou não. A doença é mais comum entre mulheres negras.
Endometriose: Em vez de ser eliminado na menstruação, o sangue gruda na parede do útero, o endométrio. Ele atrofia, causando dor e dificuldade para engravidar. O tratamento pode ser  clínico ou cirúrgico.
Sinéquia: Quando as paredes do útero grudam. Geralmente surgem após processos infecciosos, inflamatórios ou abortos.
Pólipos:  São pequenos tumores que se formam na cavidade do útero e podem causar infertilidade. A paciente faz microcirurgia (histeroscopia cirúrgica).
Câncer de colo do útero: O HPV é a causa. Causa lesões na mucosa da vagina, imperceptíveis a olho nu. Se o diagnóstico demorar, pode evoluir para câncer. Para isso é de suma importância que você mantenha o papanicolau em dia.
 ________________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Nossa quantas coisas. Pois é, e existem outras que não foram mencionadas, porém tudo pode ser muito melhor se prevenida e não remediada. A prevenção nesse caso é o melhor conselho, pois o diagnóstico precoce em qualquer situação torna a conduta do médico muito mais  eficaz

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: