11 abril 2013

Aspecto emocional na Reprodução Assistida


O diagnóstico de infertilidade gera muita instabilidade para o casal. É uma notícia que cai como uma bomba para o casal.
Ao iniciar o primeiro procedimento de FIV, os casais mostram-se muito otimistas e superestimam suas chances de sucesso. Apostam tudo no 1º ciclo da FIV. Durante o tratamento desenvolvem um misto de sentimentos; apresentam ansiedade, depressão e autoestima, não se evidenciando diferenças significativas entre homens e mulheres
Conforme a realidade econômica brasileira, um estudo econômico faz-se necessário e aspectos psicológicos relativos à vida íntima e ao relacionamento do casal a busca da gravidez por motivos externos à paternidade e a satisfação do parceiro levam a doenças psiquiátricas relacionadas a falha do tratamento. Quanto aos aspectos individuais, o otimismo revê
lou-se potente arma para prevenção destas comorbidades relacionadas à falha da FIV.
 Porém , o tempo prolongado de tratamento leva inevitavelmente a insegurança e ao pessimismo. O aumento do número de falhas é diretamente proporcional ao aumento de crises depressivas intermitentes.
Após a falha de um primeiro ciclo, homens e mulheres apresentam aumento significativo de ansiedade e sintomas depressivos. Embora as médias dos escores não sejam clinicamente elevadas e a maioria lide adequadamente com isso, a prevalência de depressão leve e moderada cresce substancialmente, principalmente entre as mulheres.
FABÍOLA PECE comenta: Realmente, acho que a mulher sofre demais com isso, e eu diria que até mais em minha opinião, pois com a mulher existe um agravante: toda a carga de medicação que mexe  totalmente com os hormônios é usada por ela. E isto facilita estas ondas de ansiedade, picos de otimismo e depressão muito fortes. Eu sei que  acontece, pois vivi isto intensamente durante minhas tentativas. E sugiro a quem esteja ou vá começar a tentar, procure, se possível uma ajuda auxiliar com psicólogo. As grandes clínicas já até possuem este serviço.

Conheça meu canal do YouTube: http://www.youtube.com/user/fabiolapece/videos

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: