19 fevereiro 2013

Útero Bicorno


Útero Bicorno  é uma má formação uterina em que existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, na parte interna. Essa divisão pode ser parcial ou total.

O fato de se ter útero bicorno pode ou não dificultar a gravidez; vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Deve ser feito o correto diagnóstico, e o tratamento é cirúrgico. É um dos problemas que causa o aborto espontâneo pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional e porisso, em alguns casos, precisa ser feita cerclagem para segurar o bebê no interior do útero.
O útero bicorno é uma má-formação uterina congênita e relativamente comum. (a mulher já nasce com isso)
O grau de separação das duas partes é variável como falado acima, podendo dividir  pouco até totalmente as duas partes.
Essa malformação pode ser diagnosticada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.
Existem mulhere que apresentam o útero bicorno, porém apresentam uma boa evolução da gravidez. Em alguns casos uma cavidade do útero é menor e outra maior e a gravidez geralmente se desenvolve na cavidade maior não comprometendo a gestação.
Existem casos que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.

___________________________________
FABÍOLA PECE comenta: No caso da gravidez em mulheres com útero bicorno o pré natal  tem que ser mais cuidadoso, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e abortamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de ter utero bicorno tenho ovarios policisticos, isso aumenta o risco de não poder engravidar?

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: