Pesquise o assunto

07 novembro 2012

O impacto psicológico causado nos tratamentos de infertilidade


A dificuldade em conseguir ter um filho é extremamente estressante para as mulheres que pretendem formar uma família, que sonham em ser mães um dia.
A infertilidade produz um misto de emoções que atingem negativamente áreas importantes da vida das mulheres. Algumas delas seriam o humor depressivo, ansiedade, raiva, desajustes cognitivos, descrença de tudo  e baixa autoestima.
Mas não para por aí. O estresse não é apenas psicológico , e sim também  físico. A mulher, ao não conseguir sua gravidez desejada se sente frustrada e sem sentido na vida, impotente perante a maternidade e com um vazio muito grande.
A maior causa do estresse é a ansiedade associada às injeções e à deterioração da relação entre o casal, que muitas das vezes é inevitável. Somente uma parte das mulheres tem seu companheiro apoiando-as, A ansiedade pode também estar relacionada com a atividade sexual e emoções negativas como impaciência ou frustração. E, a grande maioria das mulheres que se submetem a tratamentos de Reprodução Assistida. encontravam-se, na maioria, “vulneráveis e exaustas”.
E a maioria das mulheres só se dá conta quando começam na tentativa desenfreada de engravidar.
A infertilidade pode afetar demais a vida das mulheres e suas relações pessoais. O desejo de que a gravidez ocorra espontaneamente é o motivo principal para que, em média, se espere dois anos antes de iniciar um tratamento. Diante do atraso começa a ansiedade
O estresse do tratamento
Enquanto as intervenções médicas são necessárias e proporcionam  ajuda e esperança, que eles também podem adicionar estresse , ansiedade e tristeza que os pacientes já estão experimentando de infertilidade em si.
Efeitos colaterais do medicamento - O citrato de clomifeno sintético estrogênio (Clomid, Serophene) , usado nas técnicas de RA melhoram a ovulação e aumentam a produção de espermatozóides, mas também podem causar ansiedade, interrupções do sono, alterações de humor e irritabilidade (em mulheres). Medicamentos podem causar infertilidade, depressão  e irritabilidade r.
Preocupações de dinheiro - O tratamento da infertilidade é caro. O custo médio para um ciclo de fertilização in vitro utilizando embriões frescos, por exemplo, é de US $ 8.000. Medicamentos para a fertilidade pode adicionar mais US $ 3.000 a $ 5.000 por ciclo. E quem não pode pagar o tratamento pode sentir-se impotente e sem esperança. Mesmo optando por algumas ONG’s que repassam valores bem menores, ainda sim existe um gasto significativo para muitos significando pagar mais do que eles podem pagar.
Cobrança Social – O tratamento da infertilidade desperta ao mesmo tempo preconceito e curiosidade de muitos que convivem com o casal. A cada tentativa frustrada é um luto e muito pior se este luto vir junto com cobranças.
_____________________________________
FABÍOLA PECE comenta:  Pois é, só quem já passou para saber o quanto dói essa angústia de não conseguir ter um filho. Não deixe para muito tarde a tentativa de engravidar, pois assim, na pior das hipóteses da tempo de se entrar em uma fila de espera em locais aonde proporcionam tratamento gratuito, situação difícil em quem já está com uma idade avançada.

Nenhum comentário:

Postagens Anteriores

Receba as postagens no seu e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: