08 outubro 2012

Tensão antes do Beta HCG


É muito tenso para todas as mulheres, sem exceção, que passam por um procedimento de FIV os dias durante a estimulação ovariana, punção, desenvolvimento dos embriões até o dia da transferência. 
São dias de intensa emoção acompanhando cada fase do processo para saber quantos embriões com qualidade necessária será possível conseguir.  Logo após vem a transferência e o pior, depois de toda essa tensão vem aquela espera  terrível para se saber se houve sucesso ou não. Aproximadamente 11 dias (varia de clínica para clínica) sem qualquer notícia dos acontecimentos  enquanto se espera para realizar o teste de gravidez (Beta HCG).  São dias intermináveis. Durante esse período, deixamo-nos levar pela psicológico, ou seja, a vontade de saber que deu certo é tanta que começamos a sentir uma série de sintomas e começamos a achar que são sintomas de gravidez.
O que acontece na realidade é que nesse tempo ainda estamos sofrendo efeito da forte estimulação ovariana recebida na fase inicial da FIV ou ICSI além dos efeitos do hormônio para amadurecer os folículos que é composto de HCG, o hormônio que o corpo produz em contato com o embrião durante a gravidez.  E ainda por cima, após ser efetuada a transferência, passamos a usar diversos medicamentos, entre eles, a progesterona e o estradiol.  Esses 2 hormônios que tem seus níveis mais elevados durante a gravidez. Então os sintomas são parecidíssimos com os de uma mulher grávida, porém  muitas vezes ela não esteja. A ansiedade aumenta ao máximo quando se aproxima o dia de realizar o teste de gravidez.  Alguns sintomas iniciais parecem estar diminuindo, o que se deve a eliminação do HCG recebido na fase de maturação dos folículos.  Aí vem a expectativa de ter algum sintoma da implantação, que não é obrigatório acontecer com todas as mulheres, mas mesmo assim é buscado intensamente por todas. 
Pequenas cólicas, dores ou sensibilidades na barriga são percebidas por muitas, o que também pode tanto significar a proximidade da menstruação, quanto à estimulação do ovário por uma gravidez se iniciando.  Ainda há aquelas mulheres com poucos sintomas, que imaginam não ter dado certo porque não sentem nada, porém  num ciclo natural, a maioria das mulheres só percebem os sintomas bem após o atraso menstrual.
FABÍOLA PECE comenta: Não há o que se fazer, só esperar e, para isso o melhor é usar todas as oportunidades para se distrair, filmes, bate-papo com amigos, livros, tudo o que trouxer alguma distração do tema é bem vindo. Nesta hora, o que tiver que acontecer, vai acontecer, a vontade de Deus é que vai ditar as ordens.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: