09 outubro 2012

Congelamento de tecido ovariano



Atualmente já existe a prática da retirada de um terço de um dos dois ovários de pacientes jovens, com idade inferior a 35 anos, para congelamento e preservação da fertilidade.
Consiste na retirada cirúrgica, por meio de uma videolaparoscopia, de uma parte ou dos dois ovários.Desta forma, este tecido ovariano é congelado e armazenado em nitrogênio líquido, a uma temperatura de 196 graus negativos, e reimplantado quando a mulher, já mais velha, optar por ter filhos.

O adiamento da maternidade, que vem ocorrendo nos últimos tempos, tem levado médicos e pacientes a este estudo, o de  considerar o congelamento de gametas para preservação da fertilidade. Mas, ainda a técnica mais utilizada tem sido o congelamento de óvulos, por ser um procedimento menos invasivo e com menores riscos de complicaçōes do que a retirada de tecido ovariano para congelamento.

Esta técnica de retirada de tecido ovariano já vem sendo implementada em pacientes jovens com câncer que irão se submeter à quimioterapia e à radioterapia. Porém, como ponto negativo , essa técnica tem um risco de sangramento, formação de aderências e perda de parte  do ovário.

É importante lembrarmos  que a reserva de óvulos se esgota com o tempo e que gestaçōes acima de 40 anos são mais difíceis, mesmo utilizando técnicas de reprodução assistida. Também é importante manter-se informado dos avanços tecnológicos na área da reprodução, não esquecendo que o objetivo maior é obter uma gestação saudável, sem causar danos a saúde da mãe e do bebê.
________________________________________

FABÍOLA PECE comenta: O congelamento de tecido ovariano, em  minha visão da situação, pode ser uma ótima alternativa para crianças que ainda não atingiram a puberdade, quando ainda não é possí­vel utilizar a técnica de congelamento de óvulos, caso contrario é melhorar optar-se pelo congelamento de óvulos para evitar problemas acima citados.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: