01 outubro 2012

Sêmen Congelado


O descongelamento do sêmen deve ser feito utilizando-se técnicas especiais para evitar que a fecundidade dos espermatozóides seja comprometida.
Para que haja uma grande possibilidade de gravidez com o uso da inseminação artificial ou FIV, o sêmen a ser congelado deve ter espermatozóides com motilidade de pelo menos 60%. Muitas vezes, em casos de homens com câncer, o sêmen é de baixa qualidade já no momento do diagnóstico da doença. Com os avanços das técnicas de reprodução assistida, FIV ou ICSI, os parâmetros antes mencionados tornaram-se obsoletos, e hoje tem sido possível obter gravidez mesmo quando existem raríssimos espermatozóides móveis após o descongelamento. Para otimizar mais as chances de fertilização futura, utilizando alguma técnica de reprodução assistida, recomenda-se que 3 a 6 ejaculados sejam criopreservados, com intervalos de 2-4 dias entre eles. Este número pode ser maior ou menor, dependendo da qualidade de cada ejaculado. Além disso, deve ser bem colocado ao paciente que as amostras devam ser coletadas antes do tratamento se iniciar.Nos indivíduos férteis, livres de qualquer doença, a criopreservação também diminui a vitalidade e a motilidade espermática. Em pacientes com câncer, o decréscimo apresentado não é muito diferente dos indivíduos normais. As taxas de gravidez utilizando-se o sêmen criopreservado variam de acordo com a técnica de reprodução assistida usada e a qualidade da amostra após o descongelamento. A utilização do sêmen criopreservado não apresenta nenhuma relação ao aumento de complicações na gravidez ou no parto, e não oferece qualquer risco genético adicional.
________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Mesmo tendo seus pontos negativos, a criopreservação é uma ótima opção aos homens que querem ter  filhos e estão temporariamente fazendo  tratamentos de quimioterapia. Pois isso garante o tratamento sem acometer os espermatozoides e posterior uso deles da melhor forma possível.


Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: