02 outubro 2012

Analgésico na gravidez pode causar infertilidade futura.


A gravidez é um período no qual todo cuidado é pouco, o cuidado em relação à comida ou a remédios, tem impacto direto na saúde do bebê que está sendo gerado.
Agora mais um estudo alerta sobre o risco que alguns medicamentos podem oferecer. Uma pesquisa realizada por cientistas da Dinamarca e Finlândia revelou que analgésicos leves, como paracetamol, aspirina e ibuprofeno (até então considerados seguros na gestação), podem ser responsáveis por um maior número de distúrbios reprodutivos do sexo masculino. 
Resultados da pesquisa mostraram que aquelas que usaram a combinação de mais de um analgésico associado (como o paracetamol e o ibuprofeno) e, principalmente, que o tomaram durante o segundo trimestre da gravidez tiveram mais chance de dar à luz filhos com criptorquidismo (
quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). Esse problema é um fator de risco para a infertilidade – ( baixa qualidade do sêmen e câncer de testículos no futuro). 
Qualquer medicamento durante a gestação, comprimido ou pomada, só pode ser usado com total aval do seu médico. Na gravidez tudo tem que ser sempre observado, cuidado e atenção é essencial para não haver problemas não só na gravidez mas também sequelas no bebê e só o médico que faz o pré natal é quem pode avaliar o risco-benefício do remédio que a grávida poderá tomar. Existem muitos tratamentos alternativos, como por exemplo, a acupuntura.


FABÍOLA PECE comenta: Sempre tive a opinião que, independente da gravidez ou não, o ato da auto-medicação é muito perigosa. Muitas vezes, as pessoas se deixam levar por uma indicação de amigo(a), porém cada organismo reage de uma forma de acordo com problemas pré existentes que muitas vezes até se desconhece. Então, principalmente em mulheres grávidas o cuidado tem que ser maior ainda, haja visto que a responsabilidade no caso é no mínimo dupla, não é mesmo ...

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Receba as postagens no seu e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: