31 outubro 2012

FIV TAMBÉM PODE SER FEITA COM CICLO NATURAL.


A FIV em Ciclo Natural é uma variante da fertilização In Vitro que está sendo cada vez mais usada em outros países como EUA e Japão.
Neste caso , não são usados os medicamentos para estimulação dos ovários, evitando assim,a produção de múltiplos óvulos;  O Ciclo natural em FIV envolve a coleta de um único óvulo, produzido naturalmente pelo organismo. A taxa de sucesso é baixa (10 – 12%) quando comparada com a FIV – Convencional ou mesmo a Mini–FIV, mas é menos invasivo e pode ser uma alternativa em casos específicos.

Este tipo de procedimento  é bem funcional nos casos de mulheres que tem baixa resposta ovariana e que tem menos possibilidades de produzir múltiplos folículos, mulheres de maior idade, ou que tem contraindicação aos medicamentos estimulantes. Pode ser utilizado também como uma opção de menor custo, evitando o uso de injeções caras, evitando o desconforto e riscos em aplicações com maior dosagem de medicamento.



Também é uma opção em casos de obstrução das trompas ou baixa contagem de espermatozoides; ideal para casais que desejam um filho único.

Poucas Clínicas  de Reprodução oferecem a FIV em Ciclo Natural como uma opção de tratamento para seus pacientes pela dificuldade em realizar o tratamento de forma correta. O tempo ideal para realizar a aspiração do óvulo consiste em um tempo de 4-6 horas antes da ovulação, e a maioria das ovulações acontecem por volta de meia noite. A previsão do momento ideal para a captura do óvulo se torna muito difícil.

RESUMINDO:
Benefícios da FIV em Ciclo Natural

 Sem estimulação
 Sem injeções
 Menos estresse
 Menor custo
 Fertilização In Vitro mais próximo do natural

Indicações para FIV com ciclo natural

Principalmente indicado  para casais formados por mulheres jovens, que têm ciclos menstruais regulares, e homens que apresentem algum problema nos espermatozoides. Outra situação que pode dispensar a utilização dos medicamentos é quando a paciente é saudável, mas possui uma obstrução nas trompas, tem regularidade menstrual, bom desempenho ovariano e útero saudável. As chances de implantação do embrião são altas, por isso podemos fazer a fertilização com o ciclo natural.

Vantagens do tratamento
A grande vantagem do tratamento é que a paciente não vai ter nenhum risco de passar por uma síndrome do hiperestímulo ovariano, ( ovários que respondem de maneira exagerada ao tratamento), o que pode trazer complicações sérias de saúde para a mulher. Além disso, a fertilização in vitro com ciclo natural tem custo bem menor do que o tratamento convencional. 

Outra vantagem é que o risco de gravidez gemelar é mínimo. O tratamento ainda oferece a seleção natural do óvulo. E o endométrio dessa mulher estará em condições melhores do que as que passam por estimulação ovariana. Quando não há exposição a doses altas de hormônios, o útero fica mais receptivo ao embrião.

Desvantagens do método
A grande desvantagem do método são as taxas de sucesso, que  são bem maiores quando o especialista implanta mais de um embrião no colo do útero. Em ciclo com estimulação ovariana, pacientes jovens têm de 40% a 50% de chances de obter uma gestação contra 20%  de chances da FIV feita em um ciclo natural

_________________________________________
FABÍOLA PECE  comenta:A medicina sempre está tentando melhorar e descartar situações desnecessárias, adaptando situações a cada caso.
A FIV em ciclo natural por exemplo, é ótima para quem tem baixa reserva ovariana ou que não tem muita resposta a estímulos feitos para indução de ovulação, porém tem seus problemas, como citado acima, neste caso seria a hora da coleta dos óvulos.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: