22 outubro 2012

Alguns sinais que aparecem quando o útero não está normal


É muito comum para nós mulheres termos problemas que facilmente passam despercebidos, principalmente se a mulher não estiver com seus exames ginecológicos em dia.
Muitas mulheres ignoram qualquer sinal inicial que o útero apresenta e ficam vulneráveis a desenvolver doenças como:  endometriose, miomas, pólipos, sinéquias e muitas vezes um câncer.  Elas são identificadas em exames como o papanicolau e ultrasom transvaginal, porisso a importância de estar em dia com seus exames preventivos.
Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil é o tratamento. Por isso, consulte-se com um ginecologista uma vez por ano ou ao menor sinal de problema.

Quais são estes sinais:
1. Hemorragia (menstruação excessiva) ou falta de menstruação:  Se o fluxo variar muito, a mais ou a menos ,procure seu médico.
2. Dores nas relações sexuais: Também precisa ser checado se a dor vem do útero.
3. Inchaço: É normal apenas antes do período  menstrual.
4. Cólicas: Se forem fortes a ponto de lhe causar ânsia de vômito, consulte seu médico. É normal uma cólica fraca, que varia de mulher para mulher.
5. Cheirinho ruim: A secreção vaginal não pode ter odor forte.
6. Infertilidade: Dificuldade para engravidar pode ter como causa endometriose.
Saiba mais sobre as doenças que afetam seu útero:

Mioma: É um tumor benigno que se alimenta de estrogênio. O tratamento anula a produção desse hormônio para que o tumor não cresça. Em alguns casos, pode se recorrer  a cirurgia. A incidência é bem maior entre mulheres negras.
Endometriose: Em vez de ser eliminado na menstruação, o sangue gruda na parede do útero, o endométrio. Ele atrofia, causando dor e dificuldade para engravidar. O tratamento é clínico ou cirúrgico.
Sinéquia: As paredes do útero grudam, geralmente isto acontece após infecções ou abortos. A correção é cirúrgica.
Pólipos: Pequenos tumores que se formam na cavidade do útero e podem causar infertilidade. É usada a microcirurgia.
Câncer de colo do útero: Tem como causa o vírus  HPV. Aparecem lesões na mucosa da vagina, imperceptíveis a olho nu. Quanto maior o tempo para fazer o diagnóstico , mais chances de evoluir muitas vezes a um câncer.  Mantenha o papanicolau em dia.


_______________________________________
________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Tudo se resume em manter o papanicolau e os seus exames preventivos em dia.
A prevenção é a melhor escolha.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: