12 setembro 2012

Computadores Portáteis: Prejuízos a Fertilidade Masculina


Pesquisas mostraram que a exposição a laptops que recebem sinais da Internet sem fio pode afetar negativamente a fertilidade masculina, induzindo a fragmentação do DNA e diminuindo a motilidade progressiva dos espermatozóides.

Segundo o autor do estudo, as amostras foram separadas em dois grupos de incubação: uma que foi exposta a um computador portátil e recebeu um sinal Wi-Fi por 4 horas, e outra que não foi exposta ao mesmo sinal. 

Apesar do fato de que os dois grupos foram mantidos a uma temperatura controlada (25 ° C) para afastar os efeitos térmicos, os resultados mostraram significativos danos ao DNA e a diminuição da motilidade dos espermatozóides no grupo de espermatozóides exposto ao laptop.

Antes da incubação, o esperma foi avaliado por parâmetros como concentração, motilidade, morfologia e vitalidade. A avaliação após incubação mostrou diminuição da motilidade espermática no grupo exposto ao laptop, aumento da imotilidade do esperma, e aumento na fragmentação do DNA do esperma, comparado com o grupo de não-expostos.

Estudos anteriores sobre o mesmo tema mostraram que os laptops podem reduzir a qualidade do sêmen devido aos efeitos térmicos dos computadores portáteis. 

E mostraram também que o uso de computadores laptop no colo pode aumentar a temperatura escrotal ; o aumento da temperatura é prejudicial para a produção de espermatozóides normais (espermatogênese).
Pesquisadores estão agora em busca  dos possíveis mecanismos por trás deste efeito, para saber como neutralizar os efeitos nocivos do uso deste objeto.


FABÍOLA PECE comenta: Na realidade, sabemos de muitos fatores do cotidiano que afetam a fertilidade, porém a maioria não segue, pois na prática diária isso não funciona, mas é sempre bom estar alertando.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: