27 agosto 2012

Punção do testículo ou do epidídimo


Muitas vezes a recuperação dos espermatozóides tem que ser feita diretamente dos testículos ou epidídimo Em alguns casos, a qualidade dos espermatozóides é  muito baixa e se torna impossível o tratamento através da coleta obtida pela ejaculação ou também as vezes por falta total de espermatozoides (azoospermia)  .

Sendo assim restam três alternativas para que se consiga sucesso no tratamento:
PESA, TESA e Microdissecção Testicular.
Através desses procedimentos, os espermatozóides são pucionados diretamente do testículo ou do epidídimo (região próxima do testículo) com anestesia local,e  através de ICSI (injeção intra-citoplasmatica de espermatozóides), os óvulos são fertilizados. As principais técnicas são:
PESA (Aspiração microepididimal do esperma):
Aspira-se uma pequena quantidade de sêmen do epidídimo e os espermatozóides recuperados são utilizados para fertilização por ICSI. Esta é uma tecnica muito utilizada em homens que fizeram vasectomia.  
TESA (Biópsia do tecido testicular):
É uma técnica parecida, na qual os espermatozóides são retirados por uma minúscula biópsia de tecido testicular. Depois, são recuperados e,como na técnica anterior, são utilizados para fertilização por ICSI.
MICRODISSECÇÃO:
É uma microcirurgia que possibilita a retirada dos espermatozóides diretamente dos ductos seminíferos, que é o local onde eles estão em maior concentração. Esta técnica é utilizada em homens que não eliminam  mais espermatozóides pela ejaculação, mas fabricam em pequena quantidade. A vantagem quando comparada com outras técnicas é o fato de o urologista ir diretamente ao local onde existem espermatozoide auxiliado por um  microscópio, evitando-se multiplas punções à toa.
FABÍOLA PECE comenta: Graças as várias técnicas disponíveis na Medicina Reprodutiva, existe hoje, quando não há outro fator impeditivo, várias formas de se conseguir o sêmen para ser utilizado nas Fertilizações Assistidas. Até um certo ponto a ciência pode ajudar, porém chega uma hora que precisamos colocar nas mãos de Deus, não é ....

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: