28 agosto 2012

PASSO A PASSO NA DECISÃO DO TRATAMENTO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA


Quando os resultados de todos os exames necessários e pedidos pelo seu médico para o diagnóstico de infertilidade estiverem prontos, será hora de marcar uma consulta com um especialista em Reprodução Assistida para conversar sobre o próximo passo a seguir.

Analisando o resultado dos exames
Os resultados devem ser avaliados em conjunto pelo especialista em Reprodução Assistida e o casal. O casal deve ser informado do resultado de todos exames, e se der alguma alteração, ter a explicação exata do que a mesma pode influir na tentativa de engravidar. São inúmeras variáveis juntas que darão o diagnóstico final. As indicações do especialista podem ser muitas, desde o aconselhamento em manter as tentativas naturais por mais algum tempo até as técnicas mais complexas de fertilização assistida, que requerem uma avaliação mais minuciosa.
Independente de qualquer que seja o diagnóstico, a decisão tem que ser muito bem tomada pelo casal junto ao profissional sobre o tratamento que irão estar optando. É muito importante abordar os pontos positivos e negativos de cada opção, suas complicações, taxas de sucesso, fatores financeiros e psicológicos para o seu caso específico, para que a expectativa gerada esteja de acordo com o que a ciência pode proporcionar.
Aspecto Emocional
É difícil lidar com os resultados dos exames porque implica em responsabilidades e acusações na vida do casal. Porém,: a infertilidade é do casal e deverá ser encarada sempre assim para poder ser tratada de uma forma mais amena, não importa a origem da infertilidade, se no homem ou na mulher.
O casal deve se focar no tratamento. A conversa entre casal após a consulta com o especialista é muito importante, pois implica na análise de uma enorme bagagem de informações novas que vão trazer ansiedade e preocupação. Quanto mais detalhes forem analisados e conversados pelo casal previamente, maior o seu conhecimento e menor a ansiedade obtida depois. Será um momento em que mais do que nunca  os dois deverão se unir ainda mais para alcançar a gravidez. Agora que sabem ter um problema, devem focar no tratamento.
Aspecto Financeiro
Os custos dos tratamentos de infertilidade são muito altos devido à infra-estrutura e tecnologia específica. Portanto, além do aspecto emocional, o casal deve conversar sobre o aspecto financeiro do tratamento indicado claramente com o especialista, e se programar para sua execução (devendo saber que, em muitos casos necessitarão de mais de uma tentativa).
Porisso, o casal precisa se programar para os gastos do tratamento, e estar ciente do investimento a ser feito, incluindo as chances de sucesso e o risco de ser necessária mais de uma tentativa
Felizmente, hoje em dia existem alguns projetos que auxiliam casais comprovadamente de baixa renda com o abatimento de parte dos custos no tratamento. Além disso, de profissional para profissional uma tentativa.
Agindo assim , analisando todos os pontos negativos e positivos, o casal se desgasta menos emocionalmente, visto que estão preparados e bem cientes do que vem pela frente. O tratamento pode ser realizado da melhor maneira, e já tendo em vista outras opções disponíveis caso a gravidez não venha logo na primeira tentativa.

A escolha da clínica especializada em Reprodução Assistida é muitíssimo importante para o tratamento, pois é imprescindível que o casal tenha confiança nos profissionais e na tecnologia envolvida na técnica que será usada.
A infra-estrutura necessária para que o tratamento seja eficiente e seguro demanda um ambiente muito específico, com investimentos pesados em equipamentos, materiais e estrutura física, que não são possíveis aos consultórios de ginecologia comuns. O laboratório exige controles rigorosos e atualizados, e profissionais especializados, treinados e com dedicação exclusiva.
O casal deve procurar saber quais tratamentos a clínica escolhida disponibiliza e se realmente é o melhor que pode ser aplicado em seu caso. Os avanços nesta área têm ocorrido muito rapidamente.
Um fator não tão determinante na escolha é a localização da clínica, visto ser simples e possível a realização do tratamento fora de sua cidade. A consulta inicial deve esclarecer os principais pontos e dúvidas do tratamento e estabelecer o vínculo do relacionamento médico-paciente. Se houver simpatia e aceitação para realizar o tratamento, então muitos dos preparativos preliminares podem ser resolvidos a distancia, na cidade da paciente, sem precisar se deslocar até a clínica. Dessa forma, o período máximo de permanência da mulher na clínica para o tratamento gira em torno de 10 dias, e a presença do parceiro é necessária praticamente só no dia da coleta de sêmen.
Além de conhecer a clínica e saber os valores dos procedimentos, é muito importante observar os tipos de tratamentos que são disponibilizados e como cada um funciona. O paciente deve procurar esclarecer com seu especialista as diferenças entre as tecnologias apresentadas a ele, assim como os  tratamentos existentes para o seu diagnóstico específico, ou seja, o que será realmente útil e importante no seu caso em particular na opinião do especialista escolhido, e avaliar junto com este profissional o por que de realizar um ou outro procedimento.
É  importantíssimo também que a clínica escolhida tenha tecnologia e profissionais atualizados constantemente em congressos e workshops, com os laboratórios devidamente adequados às requisições da ANVISA, trabalhando dentro das diretrizes do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina.
Dessa forma, o paciente pode ficar tranqüilo em relação à escolha da clínica, sabendo que estão a sua disposição os conhecimentos e as tecnologias mais modernas para seu tratamento em Reprodução Assistida.

Custo dos tratamentos
Uma das coisas que assustam a maioria dos casais quando inicia a procura pelos tratamentos é o preço, que em geral envolve um valor relativamente elevado. Isto se deve a infra-estrutura sofisticada, equipamentos importados, materiais estéreis de ótima qualidade, medicações específicas para reprodução humana, hormônios importados e constante atualização dos profissionais envolvidos.
Em geral, os valores do tratamento resume-se em:
§         Ultrassonografias;
§         Medicamentos para indução da ovulação;
§         Laboratório de Andrologia (para análise e preparação do sêmen);
§        Centro cirúrgico e internação para coleta de óvulos ou punção de epidídimo/testículo;
§         Laboratório de Fertilização in vitro (para preparação e injeção dos óvulos, cultivo e transferência de embriões);
§         Laboratório de Criopreservação (para congelamento e descongelamento de gametas e embriões em nitrogênio liquido);
§         Honorários dos especialistas em Reprodução Assistida (ginecologistas, urologistas e embriologistas) e demais profissionais envolvidos (anestesistas, enfermeiros e etc).

Esses tratamentos l ainda não são cobertos por nenhum plano de saúde e os poucos serviços públicos os realizam possuem grandes filas de espera e uma enorme triagem onde acontecem restrições na escolha dos casais que irão fazer tratamento.
Portanto, o casal deve se programar muito bem para os gastos e o tempo de tratamento, além de se preparar emocionalmente, que é muito difícil. O ideal seria a busca auxiliar de um profissional Terapeuta ou Psicólogo durante o tratamento. A realização de um sonho não deve ser desperdiçada com contratempos, e sim  transformada em oportunidade para fazer valer o valor investido e a emoção despendida.

_______________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Realmente é uma decisão muito difícil do ponto de vista emocional e financeiro, que ao meu ver é de suma importância que seja analisada desde o início pelo casal e nunca só pela mulher ou só pelo homem, individualmente, Porisso, é primordial a importância de uma boa conversa anterior ao tratamento para que se evite  aborrecimentos, acusações entre o casal e um desgaste , que muitas vezes culminará com o fim de um relacionamento.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: