24 agosto 2012

Preservação da fertilidade em homens com câncer



Não faz muito tempo, o diagnóstico de câncer era visto pelos pacientes, e pelos médicos, como uma “quase” sentença de morte. Já hoje em dia, a maioria dos cânceres pode ser diagnosticada em suas fases iniciais, e sendo assim podem ser efetivamente tratados, preservando assim a vida dos pacientes.
O tratamento do câncer atualmente é voltado para a tentativa de preservar a qualidade de vida dos pacientes.
Baseado nisso, torna-se cada vez mais presente a preocupação com o futuro reprodutivo desses pacientes. Esta preocupação cresceu paralelamente com o grande avanço da Medicina Reprodutiva nos últimos anos. Técnicas como fertilização in-vitro, injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI), criopreservação de embriões humanos, sêmen e óvulos, e, mais recentemente, criopreservação de tecido gonadal (testicular e ovariano) tem sido muito eficazes na preservação da fertilidade de pacientes em tratamento do câncer.
Nos homens que já passaram pelo processo de puberdade, ou seja, já possuem espermatozóides maduros nos testículos, está comprovada a eficácia da criopreservação de amostras de sêmen ejaculado antes do tratamento do câncer. Este sêmen pode, com consideráveis taxas de sucesso, ser utilizado futuramente para tratamento de reprodução assistida (inseminação intra-uterina ou fertilização in-vitro) viabilizando a paternidade a deste homem.
Porém, se o paciente for uma criança, cuja puberdade ainda não foi iniciada,seus espermatozoides ainda estão imaturos e o tratamento precisa ter maior atenção. Nestes casos as preservações da fertilidade ainda são experimentais para essa faixa etária. O que já está sendo usado é a criopreservação de tecido testicular para a realização de um futuro transplante, depois de completado o tratamento da doença.

FABÍOLA PECE comenta: A Medicina Reprodutiva está avançando muito e graças a Deus estão sendo oferecidas opções que logo logo estarão mais aperfeiçoadas. Infelizmente isto ainda tem um custo alto, mas pelo menos já existe uma esperança para muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: