12 julho 2012

O perigo das DST na gestação


As Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças causadas por vários tipos de agentes, transmitidas, principalmente, por contato sexual por uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. 
Algumas são fáceis de tratar.Outras, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada pelos pacientes.
Principalmente as mulheres, por gerarem filhos, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, vários casos de  DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar, e até mesmo a morte.
Veja algumas abaixo: 


Sífilis-Chamada também de cancro duro. Sintomas: Primeiro aparecem bolhas de casca dura, indolores, na região genital. Em seguida, surgem manchas rosadas, na palma das mãos e na planta dos pés e os gânglios da virilha ficam inchados. 
Transmissão: Por relação sexual, transfusão de sangue ou no parto. 
Tratamento: Antibióticos. 
Complicações: Gestantes com a bactéria podem ter parto prematuro e aborto ou ainda o bebê pode ter alguma malformação. A doença também atinge o sistema nervoso central e o coração. 

Gonorréia
-Causada por bactéria. 
Sintomas: Corrimento amarelado com pus, ardor na hora de fazer xixi, coceira e dor na região pélvica. 
Transmissão: Sexual. Se o parceiro está infectado, o risco de contrair a doença chega a 90%. 
Tratamento: Antibióticos via oral. 
Complicações: Se a mulher não fizer ratamento a bactéria pode subir pelo canal cervical e se alojar na região do útero, inflamando órgãos da pelve. A doença pode causar infertilidade ou aborto espontâneo. Em cerca de 20% das mulheres, provoca algum tipo de doença nas trompas.

Clamídia
Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. 
Sintomas: Estima-se que em 70% dos casos os sintomas não aparecem. Algumas pessoas sentem ardor na uretra e na vagina e têm corrimento com o aspecto de clara de ovo. Dores durante a relação sexual podem acontecer.
Transmissão: Sexual. Outros tipos da bactéria, transmitidas pelo ar, causam pneumonias e infecções. 
Tratamento: Antibióticos. 
Complicações: Inflamações dos órgãos da pelve (útero, ovário, bexiga e parte do intestino grosso), infertilidade (na mulher e no homem) e parto prematuro. 

Herpes genital
- Infecção causada por vírus. Sintomas: Pequenas bolhas aparecem principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Elas viram feridas e causam dor.Transmissão: Pelo líquido que sai das feridas durante sexo oral, vaginal e anal. 
Tratamento: Não há cura, e sim o controle (o vírus fica latente). Medicamentos via oral ou em pomada ajudam a aumentar a imunidade e tornar as crises menos freqüentes. Quando o organismo está mais enfraquecido, a herpes pode aparecer novamente. Complicações: Aborto, parto prematuro, infecção do útero. O sistema nervoso do bebê pode ser atingido. 

_______________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Porisso, mantenha sempre seus exames ginecológicos em dia, pois senão terá complicações na gravidez. A responsabilidade de ter um filho começa desde a vontade de tê-los ao meu ver, para que possa haver uma gravidez sadia e consequentemente um bebê sadio.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: