11 julho 2012

Mitos e verdades sobre fatores que interferem na fertilidade do homem


São muitos os fatores que são considerados os vilões na questão da fertilidade masculina. Segue abaixo, algumas considerações atuais sobre isso:  




_idade
_álcool
_dieta
_exercícios físicos
_calor
_infecções
_eletrônicos
_drogas
_tabagismo
_obesidade

Idade:
Pesquisas recentes constataram que a qualidade e a quantidade do esperma diminuem lentamente nos homens, que, ao envelhecerem, apresentam uma diminuição na produção de testosterona. Com isso, a fertilidade masculina diminui progressivamente após os 50 anos de idade.
Álcool
O álcool diminui a capacidade do organismo de absorver zinco, nutriente vital para espermatozoides saudáveis. Beber moderadamente não provoca efeitos nocivos sobre a quantidade ou a qualidade dos espermatozoides, ao contrário do excesso , que reduz a contagem de espermas.
Dieta
Uma dieta saudável ajuda a manter os espermatozoides saudáveis também. Porém nada convincente ainda que a  alimentação vegetariana ou rica em proteínas tenha qualquer efeito sobre a capacidade de concepção.
Não é verdade que os consumidores de carne são mais viris, mas substâncias químicas chamadas fitoestrogênios, que são encontradas em alimentos como café, soja e cerveja, têm sido associadas à baixa contagem de espermatozoides.
Exercícios físicos
Homens que se exercitam tendem a ser mais saudáveis, refletindo também  na qualidade do esperma. Mas, como tudo, se for em excesso, principalmente se associado ao uso de esteroides, anabolizantes e outras drogas ilícitas, pode diminuir a produção de testosterona e a contagem de espermatozoides.
Calor
Pesquisas comprovaram  que manter os testículos aquecidos reduz a contagem de espermatozoides. Acredita-se que o uso do laptop no colo poderia prejudicar a capacidade de conceber, não devido à transmissão de sinais Wi-Fi, mas por causa do calor gerado pelos computadores portáteis. Esta informação ainda precisa ser comprovada, pois, no passado, achava-se que cuecas justas e banhos de sauna levavam à infertilidade, fatos que nunca foram comprovados.
Infecções
Infecções sexualmente transmissíveis não tratadas podem ser causa de infertilidade masculina.  A gonorreia pode afetar a fertilidade masculina, pois quando não tratada pode levar ao estreitamento da uretra e dos canais que conduzem os espermatozoides. Infecções virais, como a caxumba, também podem provocar danos permanentes aos testículos e levar à esterilidade masculina.
Dispositivos eletrônicos
Inúmeros dispositivos eletrônicos, como televisores, máquinas de lavar e dispositivos Wi-Fi emitem ondas de baixa energia, a radiação não ionizante. Há estudos que ainda investigam as possíveis ligações entre essa radiação não ionizante e os problemas de fertilidade masculinos. Até agora, não se conseguiu relacionar efeito e causa. Os telefones celulares também têm sido associados à baixa contagem de espermatozoides, mas ainda nada comprovado.
Uso de Drogas
Pesquisas apontam que o consumo de drogas como maconha e cocaína pode prejudicar a fertilidade masculina. Acredita-se que a erva tenha um efeito dramático sobre os espermatozoides, dificultando sua locomoção e sua chegada ao óvulo. 
Tabagismo
Homens que fumam - entre um ou dois maços por dia - são mais propensos a apresentar anormalidades no esperma, mas os efeitos sobre a fertilidade não são claros. Há também alguma evidência de que crianças, cujos pais eram fumantes inveterados, possam ser mais suscetíveis à leucemia.
Excesso de peso
O sobrepeso e a obesidade têm sido associados com a baixa qualidade do esperma. Os cientistas acreditam que isso acontece porque o estrogênio, geralmente presente em níveis baixos nos homens, pode ser liberado a partir de células de gordura, afetando a fertilidade masculina. Homens obesos também apresentam um aumento da temperatura testicular, o que pode afetar a fertilidade masculina.

FABÍOLA PECE comenta: É pessoal, na verdade precisamos estar atentos sempre aos hábitos saudáveis, pois eles geram bons efeitos no organismo  e tudo sempre moderadamente sem exageros, pois na minha opinião tudo ,por melhor que seja, em excesso, não funciona.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: