12 junho 2012

Os problemas que a diabetes causa em relação a uma futura gravidez


Doenças crônicas, como o diabetes, podem impactar o bom funcionamento e resultar em dificuldade para gerar um bebê.
O diabetes tipo 2 geralmente está associado a obesidade e resistência à insulina. Isso pode causar deficiência hormonal nas mulheres e também do ciclo menstrual e com isso consequente infertilidade. Já no diabetes tipo 1, (que normalmente ocorre em pacientes jovens), as células no pâncreas que produzem insulina são destruídas por anticorpos. Esse processo também pode se estender a outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez.

Se o diabetes não estiver bem controlado nas primeiras semanas de gravidez a mulher têm entre duas a quatro vezes mais chances de gerar uma criança com defeitos, além de estarem  mais sujeitas a hemorragias e partos prematuros.
Mas, não é só a mulher que enfrenta problemas em relação à sua fertilidade. Os homens também são afetados pela doença. Testes nos espermatozóides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso que pode provocar a infertilidade masculina, problemas na gestação e abortos espontâneos, principalmente quando o paciente não sabe que está diabético.
Outra coisa: O diabético costuma apresentar também uma redução no volume de sêmen.
_________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Porisso, eu particularmente aconselho a todos, quando ainda jovens, se preocuparem a manter a saúde em ordem; não esqueçam que para no futuro terem seus filhos sem maiores problemas e desgastes emocionais é preciso cuidar-se. Lembrando também que outros fatores podem contribuir negativamente: o consumo de álcool e fumo, que hoje é tão comum.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: