11 junho 2012

Endometriomas de Ovário


- O que são?

O Endometrioma de ovário é consequência da Endometriose Ovariana. Ele se forma a partir de células do endométrio que se desprendem do útero e se fixam no ovário, formando pequenos cistos na parede externa do ovário. Estes cistos respondem ao estímulo hormonal durante o ciclo menstrual e crescem produzindo vários pequenos cistos que podem ocupar e até mesmo substituir o tecido ovariano normal. 
Eles são preenchidos por um líquido parecido com chocolate derretido, porisso são conhecidos como "Cistos de Chocolate". Quando este cisto se rompe, o seu conteúdo se espalha pela pelve e na superfície do útero, bexiga e intestino podendo causar aderências entre estes órgãos e no espaço entre eles, além de forte dor pélvica.

- Quais são os sintomas?

Cistos pequenos podem não apresentar nenhum sintoma. Mas, os cistos maiores causam sintomas comuns, tais como dores pélvicas que podem ser unilateral ou bilateral. Podem variar ao longo do ciclo menstrual, apresentando-se mais fortes em períodos como a ovulação ou durante a menstruação. Além disto, se também estiver presente aderências e implantes da endometriose em outras partes, a dor pode ser debilitante.


- Qual a relação entre os endometriomas e a infertilidade?

Os endometriomas parecem não afetar a qualidade do óvulo, mas podem interferir com o desenvolvimento folicular e a ovulação. Por que? Principalmente por causa das aderências que os endometriomas causam, "grudando" os órgãos entre si e dificultando a captura do óvulo pelas trompas.
______________________________________________________

FABÍOLA PECE comenta: Porisso, nesses casos em que há aderência, a estimulação ovariana não é legal de ser feita, porque como explicado acima, devido as aderências os óvulos terão dificuldade de serem capturados pelas trompas para serem fecundados. Então torna-se desnecessário a produção de óvulos extras. No caso, a única saída é a Ovodoação, pois com isso a paciente já recebe o embrião fertilizado no seu útero, pulando-se esta etapa de indução. Aí, estando tudo bem com a parte interior do útero, as chances são boas.




Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: