06 junho 2012

Esterilidade sem Causa Aparente (ESCA)


É horrível para um casal quando, depois de ter feito vários e vários exames solicitados, retorna ao consultório, ter como reposta final : NORMALIDADE TOTAL, exames ok.  
Na mesma hora vem a pergunta: Qual o motivo, então, da dificuldade em engravidar? Não tem explicação? A resposta é : NÃO.

A Esterilidade Sem Causa Aparente (ESCA) é a dificuldade de um casal em engravidar sem nenhuma razão aparente   (lembrando que considera-se tempo normal de se conseguir uma gravidez até um ano mais ou menos de relações sexuais freqüentes e sem o uso de qualquer método anticoncepcional). 
Sabe-se que a ciência progride numa velocidade  grande, e que a cada dia encontra-se explicações novas em meio a pesquisas feitas em cima disso  Mas o que interessa para o casal, que procura um especialista naquele momento, é um diagnóstico e um tratamento para o presente.
E aí, o que fazer ?

Cada caso deve ser analisado individualmente, pois só o seu próprio médico saberá dizer qual a melhor conduta a se tomar,geralmente baseada na idade da mulher, na ansiedade e expectativa do casal e na disponibilidade econômica. Se uma mulher é extremamente jovem, pode-se aguardar ou realizar tratamentos simples, como a indução da ovulação Mulheres com mais idade merecem tratamento de maiores chances de êxito (Inseminação Artificial Intra-Uterina, Fertilização in vitro), pois, com o passar dos anos as chances de gravidez diminuem conforme aumenta a idade. O importante é deixar claro que Esterilidade Sem Causa Aparente  é mais comum do que se pensa.
__________________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta:  Esta “falta de diagnóstico”que responda ao insucesso de uma gravidez  leva estas pessoas a um sentimento de frustração e angústia enorme. A cada NÃO que eu recebia no final de um ciclo de FIV procurava mais e mais respostas que me explicassem o por quê não conseguia, porque por pior que fosse essa resposta era melhor do que eu escutar que não havia nada de errado clinicamente comigo e as tentativas continuarem dando errado.


Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: