20 agosto 2013

Um pouco sobre essa profissão tão linda: os (as) Embriologistas

A profissão “Embriologista” é uma profissão nova no Brasil. Surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90. Neste começo, muitas vezes, a parte laboratorial do processo foi executada pelos próprios médicos ginecologistas infertileutas, pois não se encontravam outros profissionais de saúde, principalmente biólogos, que tivessem preparo e formação para a realização in vitro da fertilização de óvulos humanos e procedimentos correlatos.

O embriologista clínico é o profissional de saúde que se dedica a realizar, in vitro, a fertilização e desenvolvimento embrionário inicial, para fins terapêuticos e diagnósticos, independentemente de sua formação. É geralmente representado por biólogos, biomédicos, farmacêuticos, médicos e veterinários. 
Até há pouco tempo o treinamento era realizado de maneira informal, através de estágios em outras clínicas, no Brasil e no exterior, ou em  cursos de curta duração oferecidos por instituições particulares e congressos.
O embriologista pode ter sua formação acadêmica em qualquer Curso Superior da Área de saúde, sendo os Biólogos e Biomédicos os mais comuns. Não há no Brasil curso de graduação com disciplinas para o ensino de técnicas de embriologia. Os que desejam entrar na área, após a graduação, devem procurar estágio, treinamento ou especialização, para promover seu treinamento com gametas de animais e cobaias, pois a manipulação de material humano por embriologistas em formação deve ser evitada. A prática exaustiva com embriões de camundongo, por exemplo, é a mais indicada, pela sua fácil obtenção e praticidade. O início do trabalho com gametas e embriões humanos deve ser lento e supervisionado por embriologista experiente ou médico responsável.
Um embriologista deve apresentar múltiplos dons, de naturezas distintas, para ser um bom profissional. Uma combinação entre habilidade manual, base teórica, apreço pelo estudo, domínio do inglês, disciplina, segurança, capacidade de tomar decisão, envolvimento, perfeccionismo, ética.
____________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Uma profissão que nasceu com os tempos modernos, diante das técnicas de Reprodução Humana. Meus parabéns a quem tem essa habilidade.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: