19 agosto 2013

PRINCIPAIS CAUSAS DO ABORTO ESPONTÂNEO

Aborto espontâneo é ruptura brusca de uma gravidez com menos de vinte semanas de gestação.A causa mais comum costuma ser um defeito cromossômico no embrião ou no feto que impede seu desenvolvimento natural.
A causa pode ser hereditária, quando causado a mãe fica exposta a certos medicamentos ou radiação, ou resultado de doenças infecciosas.
O primeiro alerta de um aborto espontâneo é sangramento  vaginal. Isto requer socorro imediatamente. Um feto nascido após cerca de vinte semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).
O segundo sintoma mais comum são cólicas abdominais e contrações uterinas com grande frequências , além de dores fortes,e depois de ter ocorrido todos esses sintomas a mulher sente vontade forte de urinar e defecar e dessa forma acontece a eliminação do feto (ou embrião).

Causas mais comuns:

Anormalidades cromossômicas – as anomalias cromossômicas são as causas mais comuns de abortamento no primeiro trimestre da gestação, geralmente com a morte antecedendo a sua expulsão. 
Anormalidades estruturais – em 30 a 50% das perdas fetais no primeiro trimestre não são demonstradas anormalidades genéticas. A maior parte destes abortamentos estão relacionados a alterações estruturais secundárias às anormalidades poligênicas. As anormalidades estruturais mais frequentes são as translocações (5% dos abortamentos habituais), inversões, deleções e duplicações.
Infecções – diversas infecções são causas de abortamento. As situações clínicas mais frequentemente relacionadas ao abortamento espontâneo são: rubéola, varíola, malária, Salmonella, typhi, Citomegalovírus, brucelose, toxoplasmose, Mycoplasma hominis, clamídia e Ureaplasma urealyticum. A infecção transplacentária sem dúvida pode ocorrer com qualquer destes micro-organismos e perdas fetais esporádicas podem ser causadas pelos mesmos, embora a comprovação histopatológica seja rara e o tratamento com antibióticos nem sempre seja efetivo.
Alterações anatômicas – as mais comuns são a incompetência istmocervical, os miomas, as malformações uterinas e as sinéquias uterinas (síndrome de Asherman).
Doenças endócrinas;
 Insuficiência lútea;
 Tireoidopatias;
 Diabetes;
Mecanismos imunológicos;
Drogas, agentes químicos e outros agentes ambientais.
____________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Fiquem sempre atentas e, ao menor sintoma diferente comunique seu médico.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: