19 junho 2013

CISTOS DE OVÁRIO

O que é:
Temos dois ovários que são órgãos que estão situados um de cada lado do útero. Eles produzem hormônios femininos :estrogênio, progesterona e outros e também os óvulos. Tumorações  geralmente benignas chamadas cistos podem ocorrer nos ovários e são preenchidas com material líquido ou semi-sólido.

Como se desenvolve:
São freqüentemente encontrados em mulheres na idade reprodutiva. A idade mais comum dessa incidência é de  20 e 35 anos, também as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica. Importante frisar que : “Usar hormônios não causa cistos”.
Sintomas:
Geralmente são indolores e assintomáticos, a menos que ocorra sangramento por ruptura ou torção do cisto . Aí sim causam dor abdominal aguda severa.
Como é o diagnóstico:
Através de um exame pélvico de rotina ou ecografia. Alguns exames laboratoriais podem ser necessários para avaliação, dependendo dos sintomas encontrados.
Tratamento:
Alguns desaparecem espontâneamente, mas alguns tem tratamento cirúrgico, geralmente através de laparoscopia e depende do tamanho, das características e tipo do cisto ,além da idade da paciente.

Existem dois tipos principais de cistos ovarianos:
Cistos ovarianos funcionais:  o tipo mais comum. Esses cistos inofensivos fazem parte do ciclo menstrual normal da mulher e são de curta duração.
Cistos patológicos:  crescem nos ovários, eles podem ser inofensivos (benignos) ou cancerosos (malignos).


FABÍOLA PECE comenta: Cistos acontecem com muita frequência na idade reprodutiva, mas são facilmente tratados.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: