16 maio 2013

ESPERMOGRAMA

O que é ? 
O espermograma é o exame inicial, o mais importante e  principal parâmetro para se avaliar a fertilidade masculina, embora não seja o único nem definitivo. Muitos homens o consideram constrangedor, existem ainda muitos tabus .
Muitos ainda se sentem com sua sexualidade, masculinidade ou até mesmo potência sexual atingida.A ansiedade e o nervosismo gerado  muitas vezes, pode influir gerando uma repercussão negativa nos resultados. Até porque, mesmo em condições ideais, os resultados podem ser variáveis. Por isso nem sempre um único exame garante sua conclusão, sendo necessário à repetição por mais uma ou duas vezes em intervalos de pelo menos 15 dias, para se ter uma resposta bem real e concreta. É importante que o paciente escolha um laboratório de excelência que siga todas as recomendações internacionais para a análise do sêmen. Caso contrário, o exame poderá ser incompleto e inconclusivo.

Descomplicando alguns termos médicos que aparecem nestes exames quando existem alterações:

·        *Hipospermia – pequeno volume de esperma;
·        *Azoospermia – ausência de espermatozóides no esperma;
·         Aspermia – ausência de esperma, devido a ejaculação retrógrada ou ausência das vias seminais;
·        *Oligospermia -  corresponde a baixa concentração do número de espermatozóides. (As causas podem ser hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, fatores ambientais, infecções -DST´s-, hábitos inadequados varicocele e outros.)
·         *Astenospermia-  é quando a motilidade dos espermatozóides está diminuída. (As causas mais comuns são as infecções, imunológicas, varicocele, tabagismo, alcoolismo, medicamentos, problemas psíquicos, endócrinos, estresse e doenças profissionais.)
·         *Oligosastenospermia-  é a diminuição do número e da motilidade dos espermatozoides. (As causas são as mesmas citadas nos dois itens anteriores.)
·         *Teratospermia-  são alterações do formato do espermatozoide. (Os principais responsáveis por estas alterações são: as inflamações, algumas drogas, origem congênita e varicocele.)
________________________________________________________
     FABÍOLA PECE comenta: Em minha opinião, ao se começar uma investigação de possível infertilidade, o primeiro exame a ser pedido deveria ser o espermograma. Pois assim como eu, muitas mulheres percorrem um longo caminho com vários exames chatos e incômodos e muitas vezes o problema principal está no lado masculino. E por se tratar da facilidade de se conseguir em um único exame no homem  eliminar várias alterações importantes que possam prejudicar a fertilidade porque não se começa por aí, não é mesmo?. Se der tudo normal, aí sim passaria-se para a mulher que terá aí várias situações a serem analisadas.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Receba as postagens no seu e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: