07 março 2013

Exame Beta HCG


O que é?
O exame BETA HCG, é um exame de sangue  capaz de detectar o hormônio Hormona Gonadotrofina Coriônica, mais conhecido como beta HCG.
Ele é intensamente produzido quando há a implantação do embrião na parede do útero e é liberado pela placenta. O HCG é produzido durante todo o ciclo menstrual, mas a sua produção se eleva quando ocorre a gravidez, por isso é um dos testes decisivo para um resultado preciso.
Exame Beta HCG Qualitativo e Quantitativo
Existem dois tipos de exame BETA HCG oferecidos pelos laboratórios de análises atualmente:
Exame Beta HCG Qualitativo
O resultado é semelhante ao de urina e mostra somente se deu positivo ou negativo.
Exame Beta HCG Quantitativo
O exame quantitativo indica além da gravidez, também o período da gestação (em tempo).
Quando há gravidez, os valores BETA HCG se elevam rapidamente, se duplicam a cada 48 horas, por isso médicos recomendam que seja feito o exame com pelo menos uma semana de atraso menstrual e em alguns casos é preciso repetir o exame para sua confirmação. Com este exame  é possível acompanhar a gestação nos seus primeiros estágios, pois níveis muito baixos após a confirmação da gravidez podem indicar problemas e quando mais cedo diagnosticado maior o sucesso no tratamento de possíveis complicações.
Pode haver erro ?
Não, mas em alguns o resultado do exame pode apontar o hormônio BETA HCG  indeterminado. Isso ocorre quando a dosagem de hormônio encontrado é insuficiente para uma análise mais precisa. Por isso a recomendação de ser fazer este exame com uma semana ou mais de atraso, porque somente à partir da fecundação é que a quantidade de hormônio produzido será mais elevada.
Caso o resultado seja indeterminado, recomenda-se repetir o exame alguns dias depois.
Valores  Referência do Exame Beta HCG
Uma vez feito o teste algumas se deparam com uma nova dúvida: como interpretar o exame beta HCG. Para isso disponibilizo na coluna esquerda do Blog uma tabela explicando os valores de maneira quantitativa e qualitativa, observe e compare ao resultado do seu exame. Vale a pena lembrar que pode haver alterações mínimas entres os valores de referência de acordo com o laboratório em que o exame é realizado.
_______________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Este exame pode tanto ser motivo de muita alegria , ao se obter um resultado positivo ,como também pode ser o desfecho de uma  tentativa de gravidez mal sucedida e  uma sensação de impotência. Mas, é a única solução precisa na obtenção de um resultado de gravidez. 

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: