19 março 2013

Diagnóstico e Decisão do método de Tratamento


Quando os resultados de todos os exames necessários para o diagnóstico de infertilidade estiverem prontos, é hora de marcar o retorno com seu especialista em Reprodução Assistida para conversar sobre qual o método de tratamento ideal para o casal.

Avaliando o resultado dos exames

Os resultados devem ser avaliados  sempre em conjunto pelo especialista e o casal. São inúmeras variáveis juntas que darão o diagnóstico final.  Não se pode levar em conta o que aconteceu com a vizinha, a amiga , a prima, etc  porque há necessidade de se avaliar vários faores juntos. As indicações podem ser muitas, desde o simples aconselhamento em manter as tentativas por mais algum tempo até as técnicas mais complexas.
Mas o mais importante é a decisão do casal junto ao profissional sobre o tratamento que irão se submeter. É muito importante pensar e avaliar os pontos positivos e negativos de cada opção  para que seja tomada uma decisão certa , conhecer também suas taxas de sucesso para o seu caso para que a expectativa gerada esteja de acordo com o que a ciência pode proporcionar. É muito importante, pois muitos casais pensam que técnicas de Reprodução Assistida são infalíveis.

Aspecto Emocional

Eu diria que é a tarefa mais difícil lidar com os resultados dos exames porque implica em  responsabilidades e acusações entre os cônjuges. Mas não importa se foi encontrada a infertilidade no homem ou na mulher: a infertilidade é do casal e deverá ser encarada sempre pelos dois, com muita cumplicidde.
O casal deve focar no tratamento e aceitar o que virá pela frente. A conversa entre o casal após saber do médico qual método que ele recomenda, as suas chances etc etc  é muito importante, pois implica na análise de uma série de informações novas que trarão muita ansiedade e preocupação. Quanto mais detalhes forem analisados em conjunto, maior o seu conhecimento e menor a ansiedade. Porisso é  importantíssimo sempre estrem juntos nesta jornada. Será um momento em que os dois deverão se unir ainda mais para alcançar a gravidez.

Aspecto Financeiro

Outro problema que muitas vezes impede os casais  de prosseguir é o custo dos tratamentos de infertilidade que são elevados devido à infra-estrutura e tecnologia usada. Portanto, além do aspecto emocional, o casal deve conversar sobre o aspecto financeiro do tratamento indicado, e se programar para sua execução (o que envolve, em alguns casos, mais de uma tentativa).
Felizmente, hoje em dia existem alguns projetos que auxiliam casais comprovadamente de baixa renda com o abatimento de parte dos custos no tratamento. Um exemplo disso é o Programa Acesso , Projeto Alfa, Projeto Beta, etc. Se aprovado no programa, de acordo com os critérios de inclusão dos Programas, o casal pode obter descontos nos medicamentos utilizados no tratamento.
O casal precisa se programar para os gastos do tratamento, pois como dissesão altos e estar ciente das chances reais de sucesso e o risco de ser necessária mais de uma tentativa.
Dessa forma, consciente de todos os pontos negativos e positivos, o casal não se desgasta tanto emocionalmente,  Mas sei também que na prática é muito difícil.
-----------------------------------------------------------------------------
FABÍOLA PECE comenta:  Essas análise acima são muito coerentes, porém só realmente já passou  ou está passando por tentativas de RA é que sabem o quanto é difícil  manter a calma, racionalidade e ansiedade.  Mas , tente ao máximo encarar a situação a dois sempre. Em minha opinião, acho isso o mais importante. O casal que está junto sempre encarará melhor tudo o que vier.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: