27 fevereiro 2013

Problemas com as Trompas


Hidrossalpinge é a dilatação da trompa causada principalmente por algum processo infeccioso no passado. Frequentemente acontecem após um episódio de doença inflamatória pélvica (bactérias ascendem da vagina em direção ao útero e trompas, gerando um processo infeccioso).
O diagnóstico de hidrossalpinge é feito com mais precisão através da ultrassonografia transvaginal, que mostra a dilatação das trompas  pelo líquido em seu interior , ou através da laparoscopia.
Isto, além de dificultar que a mulher engravide espontaneamente, também reduzem as taxas de gestação quando a mesma é submetida à fertilização in vitro. O mecanismo exato através do qual a hidrossalpinge interfere com as taxas de gestação ainda não é bem conhecido, mas acredita-se que três fatores estejam envolvidos. Primeiro, o líquido, em contato com a cavidade uterina deslocaria o embrião, dificultando sua implantação. Segundo, este líquido liberaria várias substâncias tóxicas ao embrião, dificultando o seu desenvolvimento e , por último, interferindo com a receptividade endometrial.
Desta forma, a conduta mais recomendada hoje é a de que mulheres que apresentam hidrossalpinge com mais de 3cm, ou visíveis ao ultrassom, considerem a possibilidade de remover cirurgicamente esta tuba dilatada antes de se submeterem a procedimentos de fertilização in vitro, a fim de aumentar as taxas de implantação e gestação.
Pode ser um quadro totalmente assintomático. 

Salpingite aguda – O início é logo após as menstruações, com dor abdominal intensa no baixo ventre . 
Salpingite crônica - Pode se seguir a uma crise aguda com subseqüente formação de cicatrizes, aderências tubárias e pélvicas, dor crônica, irregularidades menstruais e possível infertilidade. Uma trompa obstruída pode se distender com líquido (hidrossalpinge). 

Diagnóstico

No exame pélvico a mulher sentirá uma dor intensa. 

Tratamento

A salpingite aguda necessita de tratamento imediato através de terapia medicamentosa  para interromper a infecção e impedir a infertilidade. 
O tratamento adequado de mulheres com salpingite aguda precisa incluir exame e tratamento dos contatos sexuais, muitos dos quais podem se revelar portadores de uretrite assintomática.
________________________________________

FABÍOLA PECE comenta: Se a mulher não estiver atenta, muitas vezes a infecções que  a princípio são leves, elas podem se tornar muito mais complicadas de se tratar, porisso quanto antes o tratamento, menos problemas ocasionará para a fertilidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Este problema causa cólica constante em intervalos curtos e longos durante o dia? Causa um desconforto como se estivesse mestroada o tempo todo, mesmo estando com a menstruação suspensa por estar desregulada? Fiz um exame de vídeoparalascopia e o Dr me disse que as ás minhast estão fechadas, aqueles negocinhos que se parece com uma mãozinha, que devido a isso não engravidou, que se eu quiser engravidar teria que fazer inseminação.
Más ainda não me deu uma resposta do realmente tenho.
E estou sofrendo com cólicas horríveis mesmo não estando mestroando por que tive que interromper pois estava tendo sangramento várias vezes no mês.
Poderia me responder assim que poder?
Agradeço desde já.

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: