11 dezembro 2012

O QUE FAZER QUANDO SE RESOLVER TER UM BEBÊ


1- Escolher um bom médico. Em minha opinião um bom médico ginecologista  se mostra atencioso, paciente  e profissional ao teu desejo de engravidar e a todas as dúvidas que você coloca sobre o assunto; pede exames hormonais, te indica ácido fólico, fica disponível para que você consiga encontrá-lo por alguma emergência (pense: quando você engravidar, é muito importante que você consiga entrar em contato com ele a hora que precisar).
O médico precisa ter iniciatica, não ficar achando que tá tudo normal sempre e não investigar nada. 
2- Tomar ácido fólico. O indicado é iniciar 3 meses antes de começar as tentativas até o 3o mês de gravidez, mas se você iniciar quando decidir começar a tentar está ótimo
IMPORTANTE SABER:
- o ácido fólico não tem contra-indicações, não causa nenhum problema por mais tempo que seja preciso tomá-lo.
Ele  pode evitar grandes problemas futuros de aborto por má formação fetal ou mesmo um bebê com problemas e é
o único medicamento comprovado, que melhora a qualidade dos óvulos da mulher.

3- Fazer exames hormonais (ex: prolactina, progesterona, LH, FSH, tireóide, ...), HIV, toxoplasmose, clamídia, papanicolau e Ultrassonografias.

4- A melhor ajuda a uma treinante é a INFORMAÇÃO. Então quanto mais informação, tipo:  como funciona o ciclo, ovulação, etc etc melhor.

5- Nem sempre o que é bom para uma amiga será bom e funcionará para você, então acima de tudo confie no que diz seu médico, mas se estiver insegura com ele, não pense duas vezes, procure uma 2a opnião.

6- NUNCA tome qualquer medicação sem prescrição e acompanhamento médico, pois como disse no item 5, o que pode resolver para uma amiga, pode te prejudicar muito, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

7- Após 1 ano e meio de tentativas e caso  todos os exames estiverem normais, inclusive o espermograma do seu marido, aí sim chegou a hora de procurar um especialista. Mas ,em alguns casos , tipo: problemas constatados anteriormente e idade da mulher, seriam interessante que essa procura seja feita antes deste prazo.

8- O espermograma deve ser analisado por um urologista ou especialista em fertilidade, lembrando que o seu ginecologista não é especializado nessa área e nem sempre sabe interpretar esse exame corretamente.
Apesar da relutância de muitos maridos, o ideal seria que ao decidirem ter um bebê, ele também já procurasse um urologista e fizesse primeiramente o espermograma

9- Procure alguma atividade para ajudar a controlar a ansiedade, pois nessa fase ela atrapalha e muito. Uma yoga, dança, massagem, caminhada, trabalhos manuais, conversa com amigos, algo que te faça bem e que te distraia, te relaxe.

10- O principal e o mais difícil, com certeza, não se apegue a sintomas! Nessa fase infelizmente nossa cabeça 'joga contra', quanto mais ansiosa e atenta ficamos mais percebemos sensações que não percebíamos antes, mas pode ser totalmente de fundo psicológico. Até porque estamos em uma fase de mudanças hormonais, que são as causadoras dessas sensações, mesmo quando não estamos grávidas. Então procure não se apegar demais a eles.

11 - Procure manter relações regulares durante todo o ciclo, pelo menos 3 x por semana, não só no período fértil. Mas acho que o mais correto ainda é namorar quando você e seu marido tem vontade, para não virar um ato de obrigação.

12- Converse muito com seu marido sobre o assunto, coloque seus medos, suas angústias, pois muitas vezes ele não entende o que você passa e o que você sente. A decisão de ter um bebê é do casal, então todos os sentimentos deverão ser divididos entre vocês dois.

13- Fortaleça seu casamento, essa fase de tentante é muito desgastante e muitas vezes pode atrapalhar seu relacionamento, então procure conversar muito com seu marido, façam coisas que vocês gostam juntos, namorem não por obrigação e sim porque vocês dois querem, afinal o bebê deve ser feito com muito amor, mesmo porque depois que o bebê nasce a vida da gente muda completamente, seu foco muda diretamente para o bebê, você não tem mais tempo pra você e pra seu marido, pelo menos nos 1os meses, então se prepare para essa mudança, pois o marido sente muito essa fase e você também.

14- Procure não comentar com outras pessoas que você está tentando engravidar, pois aí começam as perguntas e cobranças do tipo: "e aí? Nada do bebê? Quando vem esse bebê? Já tá enjoando?...", que por mais boa intenção que a pessoa tenha acaba sendo uma pressão enorme para quem está tentando e muitas vezes passa por dificuldades.

15- O melhor momento para contar para todo mundo que se está grávida, é após ouvir o coraçãozinho bater. Sei que não é fácil, mas entre o positivo e ouvir o coraçãozinho são muitos fatores delicados, por isso quando se ouve o 'tum-tum' significa que grande parte do caminho está vencida, que existe algo mais concreto, daí em diante é fazer um bom pré-natal e curtir a barriguinha.

16- Cuide da sua saúde física e emocional! Alimente-se bem, procure estar bem consigo mesma, cuide de você. Tenha um(a) confidente, alguém em que você possa confiar e que você possa dividir tudo que você está passando, algúem que te dê apoio e te entenda. Isto é muito importante neste período.Uma amiga que passa pelas mesmas dificuldades é uma ótima candidata, pois entende tudo que você passa e sente.

17- Menstruar regularmente não quer dizer ovulação! É muito importante fazer um tipo de controle de ovulação ou um exame de progesterona na 2a fase do ciclo, após o 21o dia, para certificar-se que está ovulando certinho, muitas vezes por falta de ovulação que demora-se para engravidar.

FABÍOLA PECE comenta: Isto é apenas algumas das coisas que acho importante, mas é muito pessoal, haja sempre com cautela e só decida com segurança.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: