27 dezembro 2012

Efeitos das drogas na gravidez


Toda droga tem o mesmo efeito na gravidez?
Veja alguns efeitos que substâncias tóxicas podem ter na gravidez e no feto: 
Cocaína: 
A cocaína é um poderoso estimulante do sistema nervoso central e seu uso na gravidez pode causar problemas bem graves e, em certas casos, irreversíveis. No primeiro trimestre, pode aumentar as chances de um aborto espontâneo e nos últimos meses, de um parto prematuro.

Além disso, pode levar a placenta a se separar da parede uterina antes da hora do parto -- uma condição conhecida como descolamento de placenta, que provoca forte sangramento e pode ser fatal tan
to para a mãe como para o bebê.

A maior parte dos bebês expostos ao uso de cocaína antes do nascimento não necessariamente terá uma anomalia, mas pesquisas indicam que correm sim mais riscos de isso acontecer (e os riscos são maiores conforme a frequência com que a mãe consome a droga). Algumas das anomalias associadas à cocaína são defeitos cerebrais, no rosto, nos olhos, coração, intestino e órgãos genitais do bebê. 

Outro problema é que filhos de usuárias muitas vezes passam por crises de abstinência da droga, tendo maior dificuldade para ser confortados e se assustando ao menor toque ou barulho. Esse tipo de complicação pode durar de oito a dez semanas depois do nascimento ou até mais. 

O que não sabe ainda é ao certo é qual a quantidade de cocaína que gera tais consequências, daí os médicos serem enfáticos sobre as gestantes pararem de vez com a droga para evitar sustos e frustrações no futuro. 

Ecstasy: 
De acordo com pesquisas, houve maior número de más-formações (especialmente de membros e coração) entre os bebês de consumidoras de ecstasy, especialmente se associado a outras drogas, do que de mães que não tomavam nada. 

Heroína: 
A heroína provoca diversos efeitos negativos no bebê em desenvolvimento, como menor crescimento fetal, nascimento prematuro -- cerca de metade dos filhos de mães viciadas em heroína nasce antes do tempo -- e até a morte mesmo antes do nascimento
Crianças expostas à heroína durante a vida uterina costumam sofrer sintomas fortíssimos de crise de abstinência depois do parto, necessitando de tratamento que pode levar semanas. Entre os sintomas estão irritabilidade, desassossego e dificuldade de comer e respirar, e só especialistas no assunto são treinados para lidar corretamente e de maneira segura com esse tipo de situação. 


Maconha:
Mulheres que consomem maconha durante a gravidez podem ter filhos com cérebros mal desenvolvidos, afetando a conexão entre os neurônios do filho ainda no ventre da mãe. 
Conforme crescem, essas crianças terão dificuldades de desenvolvimento .

Como parar?
Independentemente de você ser uma usuária casual ou fazer uso pesado delas, parar nem sempre é fácil, mesmo durante a gravidez. É uma decisão que exige coragem e muitas vezes uma mudança radical de estilo de vida. 

Por mais que a decisão seja exclusivamente sua, é sempre bom ter ajuda por perto nessas horas. Não deixe de comentar com o médico ou a enfermeira que acompanha seu pré-natal se você usou ou usa algum tipo de droga. Provavelmente vai dar vergonha de falar, mas lembre-se de que eles são profissionais que já viram coisa muito pior e são treinados para auxiliar e cuidar dos seus pacientes da melhor maneira possível. 

Você certamente não será a primeira grávida nessa situação que eles conheceram e sua vontade de se informar mostrará o quanto você se importa com a saúde do bebê que está para chegar. Profissionais de saúde também têm o compromisso de não contar para ninguém o que é discutido dentro do consultório. 
__________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Se você  está grávida, nunca omita ao seu médico que acompanha a gravidez o uso anterior ou ainda que presente de drogas. Aproveite a ocasião para finalizar esta prática em função de um ser totalmente dependente de você que está a caminho.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: