26 outubro 2012

Punção de óvulos


A punção de óvulos é a aspiração do conteúdo dos folículos ovarianos que tenham um volume adequado para ser usado no procedimento da FIV.
É realizada, geralmente, sob sedação e dura em torno de 10 a 20 minutos em média. O número de óvulos não é necessariamente igual ao número de folículos.
O casal deverá chegar uma hora antes do momento previsto para a punção, com todos os exames previamente realizados. Depois do procedimento a mulher permanecerá em repouso por algum tempo e somente deixará a clínica com um acompanhante.

Como é feita

É realizada através de uma agulha guiada por ultrassonografia transvaginal.  Um espéculo é posicionado na vagina e todo colo uterino é lavado com soro fisiológico. Os folículos são aspirados pela agulha guiados por visão ultrassonográfica, e aplica-se leve sucção para drenar o líquido folicular. Este líquido é examinado pelo biólogo que informará aos médicos da equipe sobre a presença de óvulos antes da finalização do procedimento. A duração total do procedimento varia de acordo com o número total de folículos, sendo em média de 15 a 20 minutos. Por ser realizada sob sedação anestésica, a mulher não sente nenhum dor.
Geralmente as pacientes se queixam de sonolência, pelo efeito anestésico residual ainda existente no organismo, podendo haver apenas algum desconforto abdominal. O retorno às atividades dependerá somente da disposição de cada paciente individualmente. Normalmente, os médicos orientam para que no dia da coleta você fique em repouso e no dia seguinte pode exerça suas atividades de forma leve.

_______________________________________
FABÍOLA PECE comenta: É super tranquilo, não há nenhuma dor e o procedimento é bem rápido.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: