27 setembro 2012

Trompas Obstruídas


Os fatores mais comuns que podem causar obstrução nas trompas são a endometriose, infecção pélvica e gravidez tubária. Mulheres que tenham feito laqueadura tiveram suas trompas obstruídas propositalmente.

A obstrução das trompas pode ser comprovada através de um exame chamado: Histerossalpingografia. 
Dependendo da causa da obstrução, poderá ser feita uma videolaparoscopia, para se tentar a desobstrução. Porém, dependendo da causa, a obstrução pode voltar. 
Algumas vezes, durante o exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA acontece uma desobstrução, mesmo que parcial, em função da pressão do contraste. E dessa forma algumas mulheres conseguem engravidar. Mas se na histero for diagnosticado algum problema mais sério de obstrução tubária, a videolaparoscopia será necessária e é esse o exame apropriado para fazer a desobstrução. O exame deve ser feito entre o 8º e o 10º dia do ciclo, para não ‘invadir’ o período fértil, e não trazer riscos de fazê-lo estando grávida, com a mulher em posição ginecológica e dura de 20 a 30 minutos. A histerossalpingografia nada mais é do que um raios-x contrastado da cavidade uterina e das trompas Ele é realizado com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino  para descobrir se as trompas têm alguma obstrução. Se você tem alergia ao iodo, muitas tem, não pode esquecer de informar ao médico. Ele é o único capaz de diagnosticar obstruções nas trompas, por isso ele é tão importante, para avaliar a anatomia das trompas, não existindo outro exame que possa dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura, ele também  fornece dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas.
_________________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Posso dizer, com experiência própria que este exame é chato e meio dolorido, mas nada insuportável e trata-se de um caminho de investigação muito necessário.

3 comentários:

TRATAMENTO PARA INFERTILIDADE DE CAUSA TUBARIA - DR ANDRE VAZ disse...

Fabio, parabéns pelo seu trabalho. Escrevo para que possa enriquecer o tema com o relato de uma forma de tratar, chamada HIDROTUBAÇÅO, que tem dado bons resultados, há 27 anos, inclusive em paciente que não tiveram sucesso com a fertilização in vitro (FIV). Me coloco a á sua disposição para maiores esclarecimentos sobre o método. dr andre vaz

Anônimo disse...

olá fiz o exame HISTEROSSALPINGOGRAFIA a 2 dias mais senti muita uma dor insuportável quase desmaiei de dor...não tinha posição que passase a dor só no lado esquerdo e não era dor de cólica depois de umas 5 horas foi amenizando a dor e saiu um pouco de sangue o médicos falou pra eu ficar dois dia de repouso vou pegar o resultado amanhã...fiquei com medo porque não sou de reclamar por qualquer dor tenho 21 anos e estou tentando engravidar a 2 anos meu marido tem 34 e já tem uma filha de outro relacionamento

Anônimo disse...

Já fiz todos os exames só falta o estereosalpingografia mas os outros exames meu e de meu esposo deu tudo ótimo oque será que pode ser mim ajude!

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: