10 setembro 2012

Tratamentos Alternativos para Infertilidade - Homeopatia



Pessoal, alguns dias atrás postei um tipo de tratamento alternativo para infertilidade : a acupuntura. Hoje, achei interessante colocar a vocês esta forma de tratamento pouco falada, mas em muitas situações com bons resultados: a Homeopatia.

O tratamento Homeopático é um método alternativo que apresenta sucesso no tratamento de pessoas com problemas de infertilidade seja ela masculina, feminina ou mesmo do casal. A Homeopatia considera o ser humano como um TODO, que se manifesta em três níveis, mental, emocional e físico, que estão fortemente ligados, sendo as manifestações físicas, ou sejam os sintomas, o resultado do desequilíbrio dos outros níveis. Assim, só depois de uma anamnese (entrevista) bem detalhada e individualizada de cada pessoa, o homeopata consegue escolher o medicamento que mais se pareça com a pessoa, promovendo o reequilíbrio da saúde na totalidade, para que todos os órgãos e funções do organismo trabalhem em harmonia. A saúde reprodutiva faz parte deste “pacote” de órgãos e funções e só funcionam bem quando há harmonia entre eles.
Cerca de um em cada quatro casais tem problemas de fertilidade. As mulheres sofrem de menstruações irregulares muitas vezes com patologias associadas; nos homens, os problemas com o sémen, que vão desde a qualidade e quantidade, os problemas com os espermatozóides, que podem ser vários, aumentaram significativamente. Dos casais que procuram para engravidar, cerca de 30% sofrem de infertilidade “inexplicada”. Dos restantes, muitos recorrem a tratamentos da medicina convencional com substâncias, que além dos efeitos secundários que provocam, deixam muitas vezes sequelas para toda a vida. Os exames incômodos são processos pelos quais, quem deseja ter um filho, tem que passar, para se submeter aos variados processos de reprodução assistida. Porém, há situações onde a reprodução assistida é a única hipótese de alguns casais conseguirem ter um filho, mas também nestas situações a homeopatia pode ter um papel importante e dar uma boa ajuda para que o resultado final seja positivo. Ao contrário dos tratamentos da medicina convencional, o tratamento homeopático tem a vantagem de ser um tratamento simples, muito fácil de fazer, barato, sem efeitos secundários e com resultados positivos, quer a causa da infertilidade seja masculina, feminina ou do casal. Os ciclos menstruais irregulares, o desequilíbrio hormonal quando não há ovulação, são obstáculos à fertilidade que a homeopatia resolve com sucesso. A preparação do útero para receber o óvulo fertilizado e promover a sua fixação, a melhoria do muco cervical que facilita a caminhada dos espermatozóides e a melhoria da mucosa uterina para favorecer a nidação (ou implantação), são situações onde os benefícios do tratamento homeopático também são bastante evidentes.
Quanto tempo demora o tratamento?
 Tanto pode demorar três meses como um ano, ou mesmo mais, tudo depende da situação, de cada pessoa, da intensidade do problema, dos tratamentos químicos feitos anteriormente e da profundidade do tratamento necessário. Tal como nas outras medicinas, também em homeopatia não há certezas absolutas. Sabe-se que a fertilidade do homem e da mulher é um processo complexo e muito delicado. Quando se opta por um tratamento alternativo, como por exemplo o homeopático, o tratamento deve ser prescrito e orientado por um Homeopata profissional, com formação homeopática de base, que saiba prescrever respeitando a Filosofia Homeopática e de acordo com e as Leis da Homeopatia.
FABÍOLA PECE comenta: Eu, quando criança, fiz muito uso da homeopatia. Sei que é uma ótima opção, pois realmente ela tem uma forma diferente de ação , sem efeitos posteriores após seu ciclo de tratamento. Dá para ser utilizado como alternativa em muitas situações, porém cada caso é um caso e tem que ser avaliado isoladamente.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: