18 setembro 2012

Tipos de anormalidades nos espermatozóides


Mais de 90% dos casos de infertilidade masculina se devem à baixa quantidade ou qualidade de espermatozóide (ou a ambos). Em 30% a 40% dos casos de anormalidades do espermatozóide, a causa é desconhecida. Isto pode ser resultado de um ou mais fatores que podem ser:  doença crônica, desnutrição, defeitos genéticos, anormalidades estruturais ou fatores ambientais.
A obstrução parcial de alguma área por onde os espermatozóides passam pode reduzir a quantidade deles. Segundo estudos, a obstrução é a causa  de 60% dos casos de quantidade baixa de espermatozoides e pode ser causada por diversos fatores.
Quando falamos em anormalidades nos espermatozóides podemos encontrar casos de problemas na quantidade, na qualidade ou no formato dos espermatozóides.

Quantidade baixa de espermatozóides (oligospermia)
Antigamente, dizia-se que uma quantidade de espermatozóides inferior a 40 milhões/ml na ejaculação poderia causar infertilidade. Mas, se a mulher é fértil e jovem, até um total de 10 milhões pode apresentar sucesso na concepção ao longo do tempo, mesmo sem tratamento. Em clínicas de fertilização in vitro, homens com baixa quantidade de espermatozóides apresentam uma taxa de fecundação de cerca de 30%, enquanto que aqueles com quantidade dentro da média apresentam taxas entre 60% a 80%. O total de espermatozóides varia muito ao longo do tempo, sendo que as vezes a quantidade baixa é temporária. Porisso, um teste único que revela baixa quantidade de espermatozóides não pode ser considerado como resultado definitivo.
Baixa mobilidade do espermatozóide (astenospermia)
A mobilidade do espermatozóide tem a ver com  a sua capacidade de movimentação. Se o movimento é lento, não linear ou ambos, o espermatozóide terá dificuldade para ultrapassar o muco cervical ou para penetrar parte externa do óvulo. Se 60% dos espermatozóides ou mais deles apresentarem mobilidade normal, o espermatozóide tem ao menos qualidade. Se menos de 40% deles não conseguirem se mover de forma linear, o quadro é considerado anormal. Espermatozóides que se movem lentamente também podem apresentar defeitos genéticos ou outros defeitos que os tornam incapazes de fecundar um óvulo.
Morfologia anormal do espermatozóide (teratospermia)
Morfologia do espermatozoide  refere-se ao formato e estrutura dele. Nesse caso, ela pode ser até mais importante do que a quantidade e a mobilidade no que diz a fertilidade. Espermatozóides com formato anormal não conseguem fecundar um óvulo. Cerca de 60% deles deve ter tamanho e formato normais para a fertilidade obter êxito.
A estrutura perfeita é uma cabeça oval e uma cauda longa. Espermatozóides com formato anormal abrangem uma série de variações.
·        Cabeça arredondada grande Cabeça extremamente minúscula.
·        Cabeça afilada.
·        Cabeça curva.
·        Duas cabeças.
·        Cauda com dobras e curvas.
Fragmentação genética
O espermatozóide carrega metade do material genético necessário para conceber um ser humano completo (o óvulo carrega a outra metade). Espermatozóides geneticamente frágeis são uma importante causa de infertilidade masculina. Eles possuem DNA fragmentados, que os deixam com baixa qualidade diminuindo a fertilidade.
FABÍOLA PECE comenta: Porisso que sempre defendo a seguinte opinião: o começo da investigação de fertilidade deve iniciar-se com o espermograma, pois a anormalidade da fertilidade masculina diagnosticada pode já definir mais rápido o tipo de tratamento a se optar.

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: