17 setembro 2012

Situações em que o casal precisa buscar ajuda de um especialista em Reprodução Humana


Muitas pessoas me perguntam quando é a hora certa opara se saber se precisa consultar um especialista em Reprodução Humana. relacionei abaixo alguns fatores que necessitam maior atenção:



1. Período de tentativa
O tempo que o casal está tentando engravidar é o primeiro sinal que indica se deve buscar um especialista em reprodução. Existem duas situações que variam de acordo com a idade da mulher. Se a mulhere tem até 38 anos e está mantendo relações sexuais frequentes a mais de um ano, sem o uso de qualquer tipo de contraceptivo e não consegue engravidar, o casal deve procurar um especialista para que seja feita uma investigação da fertilidade de ambos. Se a mulher tiver mais que 38 anos, esse tempo de tentativa deve cair para seis meses.

2. Idade da mulher
Esse é uma fator muito importante na fertilidade. Cerca de 40% das mulheres com 40 anos vão ter dificuldades para engravidar. Isto acontece porque à medida que o tempo passa, a reserva ovariana da mulher diminui e qualidade dos óvulos também.
 Quando a mulher chega aos 30 anos, a fertilidade começa a cair, mas lentamente. Depois dos 35 anos, essa queda passar a ser mais rápida. Porisso, quanto maior a idade, menor as chances de engravidar. E a pressa em investigar e tratar consequentemente será maior.

3. Tabagismo
O homem e a mulher fumante têm que se preocupar em procurar um especialista em reprodução humana se não conseguir engravidar em seis meses de tentativas frequentes e sem contraceptivos. O vício pode afetar muito a qualidade dos óvulos da mulher, causando o envelhecimento precoce das células. No homem, o cigarro pode diminuir a produção e qualidade de espermatozoides.

4. Obesidade
A obesidade é outro fator que pode ser considerado a causa, ou um agravante, de um problema de fertilidade. O casal em que um dos parceiros ou ambos tiver problemas de obesidade deverá procurar um especialista depois de seis meses de tentativas para engravidar.

5. Infecções
As infecções, (como exemplo: clamídia , prostatites), mesmo depois de curadas, muitas vezes deixam sequelas para a fertilidade. A clamídia, por exemplo, pode causar uma obstrução das trompas.Já as prostatites, dependendo da intensidade, podem deixar o homem sem a presença de espermatozoides no sêmen, a chamada azospermia.
Casais que têm um histórico de infecções do aparelho reprodutor devem ficar de olho no tempo em que estão levando para engravidar.
6. Endometriose
A endometriose também pode ser uma causa de problema de fertilidade. Mulheres que têm a doença precisam saber qual o seu grau de dificuldade para engravidar.
“           A mulher que tratou uma endometriose anteriormente deve  esperar apenas seis meses de tentativas para procurar um especialista. A endometriose pode afetar a fertilidade da mulher de mais de uma forma.
7. Cirurgias ginecológicas
Mulheres que passaram por cirurgias ginecológicas, como por exemplo: retirada de miomas ou cistos de ovário, também devem ficar mais atentas na hora de tentar engravidar. Pode ter a presença de aderências.

8. Menstruação irregular
Menstruação irregular é sinal de problemas de ovulação. Quando a mulher apresenta alguma dificuldade para engravidar, um especialista em reprodução humana deve ser procurado.

9. Diabetes
O diabetes é um distúrbio metabólico que pode causar problemas de fertilidade para o homem e para a mulher. Quando a doença está controlada, a fertilidade também está em dia. Mas, se estiver descontrolada, ela pode prejudicar a regularidade da ovulação da mulher e, no homem, a produção de espermatozoides e a capacidade de ereção.

10. Varicocele
Os homens que têm varicocele precisam ficar atentos ao período de tentativas para engravidar a parceira. Nos estágios mais graves, a varicocele afeta a produção de espermatozoides e pode gerar dificuldades para a gravidez acontecer.

FABIOLA PECE comenta: Fiquem atentos ao tempo para se iniciar uma investigação com o especialista em Reprodução Humana. Mas, não posso deixar de lembrar que se tentar engravidar até os 35 anos, fica tudo muito mais fácil.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: