05 setembro 2012

Cafeína em excesso pode diminuir chance de sucesso na FIV


Em um estudo foi publicado no recente congresso Europeu de Reprodução Assistida em julho deste ano foram acompanhadas quase 4.000 pacientes submetidas à FIV e ICSI. O impacto adverso foi comparável ao efeito prejudicial do tabagismo.

Os resultados mostraram que o consumo de cinco ou mais xícaras de café por dia reduziu a taxa de gravidez clínica em 50%, e a taxa de nascidos vivos em 40%.
A ligação entre a cafeína e fertilidade tem sido muito estudada. Alguns estudos descobriram um aumento da incidência de aborto espontâneo em mulheres que ingerem grandes quantidades de café, mas outros estudos não mostraram associação.
Através de estudos em 2004 percebeu-se que o tempo para obter gravidez foi significativamente prolongado nas mulheres que consumiam mais de seis xícaras de chá ou café por dia, ou quando o parceiro masculino consumia mais de 20 doses de álcool por semana.
Em estudo dinamarquês, realizado em uma clínica de fertilização in-vitro com grande número de casos mostrou que o “risco relativo” (chance) de gravidez foi reduzida em 50% nas mulheres que relataram beber cinco ou mais xícaras de café por dia – e a chance de nascimento vivo foi reduzida em 40% (embora essa tendência não tenha atingido significância estatística). Nenhum efeito deletério foi observado quando as pacientes relataram o consumo abaixo de cinco xícaras de café por dia.
Em sua conclusão do estudo, os autores compararam o efeito deletério de cinco xícaras de café “aos efeitos nocivos do tabagismo“. Vários estudos recentes têm confirmado que o tabagismo tem efeito adverso na FIV sobre o número de óvulos recuperados, as taxas de fertilização e implantação, bem como as chances de gravidez e nascimento vivo.
Este estudo é o primeiro a correlacionar diretamente o consumo exagerado de café com a redução do sucesso na FIV, e tem força estatística pelo grande número de mulheres estudadas (quase 4.000).
Por outro lado reforça que a ingestão pequena ou moderada (em torno de 3 xícaras) de café diariamente não traz nenhum prejuízo às tentativas de gravidez, sejam naturais, ou sejam através da FIV.
A recomendação mais lógica é orientar às pacientes subférteis que reduzam sua ingesta de café para estes níveis aceitáveis. Não é nenhum grande sacrifício, principalmente levando em conta a recompensa de um tratamento com sucesso e uma gravidez saudável.

FABÍOLA PECE comenta:  Acho assim, quando se decide engravidar temos que começar a fazer sacrifícios, pois a maternidade nos exigirá isso sempre. Tudo que possa contribuir para uma gravidez saudável ou que facilite seu êxito,ao meu ver, é válido.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: