06 agosto 2012

Manipulação Genética- É preciso bom senso


As mais avançadas tecnologias reprodutivas permitem hoje em dia aos médicos diagnosticar doenças genéticas em embriões e escolher para implantação apenas aqueles que são saudáveis.
Porém, não se pode confundir a manipulação de embriões com vista à escolha de quaisquer características simplesmente desejadas.

A manipulação genética têm como ponto de partida a Fertilização In-Vitro ouFIV, onde os óvulos são fertilizados por espermatozóides em laboratórios e permitem aos médicos  reduzirem as hipóteses de conceber uma criança com uma doença genética. Por exemplo: talassemia,  Nos tempos de hoje só é legal o procedimento de dois tipos de tecnologias . A primeira técnica está relacionada com a escolha do tipo de espermatozóide que irá fertilizar o óvulo: é utilizado para determinar o sexo e os genes do bebé. A segunda rastreia as doenças genéticas em embriões, o que possibilita reimplantar apenas os embriões saudáveis no útero da mãe. Esta última técnica é designada Diagnóstico Genético Pré-implantação (PGD).
Porém, recentemente houveram grandes avanços no conhecimento sobre o genoma humano e sobre a nossa capacidade de modificar os genes. No futuro, será possível que possamos vir a "curar" em laboratório embriões portadores de doenças genéticas ou com deficiências através da substituição de partes do  DNA deficiente por DNA saudável. Esta outra técnica, designada terapia genética na linha germinal. Porém, é legal modificar os genes mal-formados nas células de uma criança já crescida ou de um adulto para curar doenças como a fibrose cística - trata-se da chamada terapia genética na linha somática

FABÍOLA PECE comenta: A ciência avança rapidamente e de uma forma que possibilte cada vez mais qualidade dos embriões com menos riscos. Porém não se pode confundir as coisas. As técnicas somente devem ser usadas em casos de se evitar doenças hereditárias, a fim de se evitar que o novo embrião adquira a mesma. 

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: