01 agosto 2012

Congelamento de Óvulos e de Tecido Ovariano


As indicações mais importantes são em razão dos tratamentos oncológicos, na preservação da fertilidade, em mulheres que receiam perder a fertilidade com o tempo, em mulheres que possuem histórico familiar de menopausa precoce e em fertilização “in vitro” com excesso de óvulos.

Nos tratamentos oncológicos, a sua utilização ocorre em pacientes que deverão ser submetidas a quimioterapia ou radioterapia. Este tratamento pode causar problemas irreversíveis aos óvulos. A retirada e o congelamento do mesmo antes do tratamento garante a fertilidade. Com o término do tratamento o óvulo poderá ser fertilizado em laboratório e o embrião, implantado no útero normalmente.
Para a preservação da fertilidade, algumas mulheres, quando estão próximas dos 35 anos e ainda não se casaram, nem encontraram o futuro pai de seus filhos, podem ficar aflitas, por saber que a fertilidade diminui com o passar dos anos. Neste caso, elas passam por um processo de estimulo ovariano, retiram os óvulos estimulados e  congelam. No futuro, quando encontrar a pessoa ideal , fará uso  dos congelados anteriormente., pois pode já estar com os óvulos envelhecidos Os óvulos serão fertilizados e os embriões implantados no útero.
Mulheres com histórico familiar de menopausa precoce também poderão congelar seus óvulos .Na época que desejarem ter filhos, caso seu ovário não esteja funcionando adequadamente, elas poderão utilizar os óvulos que foram congelados anteriormente. Caso contrário, poderão utilizar os óvulos coletados na época.
Na FIV, algumas vezes, como apenas uma parte dos embriões são transferidos na futura mamãe, os outros deverão ser congelados. Caso ocorra gestação e o casal não quiser mais ter filhos haverá problemas éticos, pois embriões são considerados seres vivos e não podem ser descartados pela lei atual. O congelamento de óvulos resolve este problema.. Se não for realizado o congelamento de óvulos, a única alternativa, caso o casal aceite, é a doação de embriões para outro casal ou pesquisa para células-tronco.

O congelamento de tecido ovariano é outra alternativa que permite o congelamento de inúmeros óvulos num estágio imaturo. No momento do descongelamento, eles deverão ser amadurecidos em laboratório.
É importante ressltar que os melhores resultados são obtidos em mulheres com menos de 32 anos, e por isso elas devem ser alertadas da perda do seu potencial reprodutivo com o passar dos anos. Congelar óvulos é relativamente fácil, seguro e com poucos riscos.. Doze óvulos congelados aos 28 anos oferecem 50% de chances de gestação ao serem fertilizados aos 40.
Já no congelamento de tecido ovariano, o próprio ovário retoma a sua função e a gestação pode ocorrer de forma espontânea, natural. Mas, é importante lembrar que a fonte também se esgota. Um fragmento muito pequeno de tecido tem um estoque de óvulos menor que um fragmento maior, obviamente. Os ovários têm uma superfície de aproximadamente 30 cm² e cada centímetro dessa superfície (é na superfície que fica a reserva dos óvulos) terá uma capacidade variável de óvulos, o que varia de mulher para mulher e de sua idade.
Outro ponto importante que também deve ser considerado é o valor do tratamento. A cirurgia para retirada dos fragmentos de ovário, o congelamento desse material, a manutenção do tecido congelado, o descongelamento futuro, a cirurgia para reimplante e o acompanhamento clínico desse tratamento têm custos elevados. Assim, o mais indicado ainda é discutir caso a caso com o especialista e aguardar o avanço das pesquisas na área para garantir a validade dessa técnica para mulheres saudáveis acima de 40 anos.


FABÍOLA PECE comenta: Ainda é caro, mas é uma situação interessante para  quem não quer abrir mão de uma gravidez mais natural. Pois , usando-se a téncina de congelar tecido ovariano, ao ser implantado futuramente na mulher, tudo aconteceria  naturalmente, porque os óvulos  estariam da mesma forma que a anos atrás com qualidade máxima.


Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: