17 agosto 2012

Aprenda a detectar sua ovulação



Todos os meses os seus ovários, alternadamente, liberam um óvulo . Seu período mais fértil vai de dois a três dias antes da ovulação até o próprio dia em que a ovulação acontece.
É ainda possível engravidar até uns 2 dias  após a ovulação, porque o espermatozoide pode atingir o óvulo nas trompas, no trajeto final antes de entrar no útero.

Método 1: contar os dias do mês 

A maneira mais fácil de ter uma estimativa de quando vai ovular é contar os dias de trás para frente no seu ciclo menstrual (Atenção: esse método só funciona para quem tem a menstruação bem regulada). 
A partir do dia provável do início da sua próxima menstruação, conte 12 dias para trás e ainda os quatro dias anteriores a esses 12 dias. É muito provável que sua ovulação ocorra neste intervalo de cinco dias. 

Método 2: observar a temperatura, muco e colo do útero 

  • Na época da ovulação a temperatura do corpo tem uma pequena variação
  • Secreção vaginal parecida com clara de ovo também nos dias em que se ovula

Método 3: teste de farmácia para medir hormônios 

Um método ainda mais certo para prever a data da ovulação é o teste dos níveis hormonais. O mais prático deles é o que pode ser feito com um kit vendido em farmácias, semelhante aos testes de gravidez, que reagem à urina. Porém, pode-se tornar custoso, pois até se evidenciar a ovulação, há a necessidade de comprar vários kits.

Método 4: ultrassonografias seriadas 

Através de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, que começa ainda no período menstrual e é repetida em um intervalo de poucos dias, o médico observa as alterações nos ovários e no endométrio (revestimento do útero) durante o ciclo. E consegue com maior precisão prever a ovulação, pois um dos ovários está mais volumoso e o endométrio mais expesso.

---------------------------------------------------------------------------------
FABÍOLA PECE comenta:  É tudo válido para se saber com maior precisão a época da ovulação, pois nessa época o casal tem maiores chances de conseguir a gravidez. Porém,  tente controlar a ansiedade.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: