27 julho 2012

Síndrome de Ovários Policísticos


O que é?

É uma síndrome ou seja, um conjunto de sintomas provocado pela formação de microcistos no ovário.
Mulheres com síndrome do ovário policístico não liberam ovos durante a ovulação, ela é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina.


De que forma  a síndrome do ovário policístico interfere na fertilidade?

Os ovários têm folículos, que são sacos cheios de fluido que retêm os óvulos. Quando um ovo está maduro, o folículo rompe para liberá-lo de modo que ele possa viajar até o útero onde ocorre a fertilização. Em mulheres com esta síndrome, folículos imaturos agrupam-se para formar cistos maiores. Os ovos ficam maduros dentro dos folículos agrupados, porém eles não se rompem para liberá-los. Como resultado, as mulheres com síndrome do ovário policístico geralmente apresentam irregularidades no ciclo menstrual, como amenorréia (falta total  de menstruação) ou oligomenorréia (menstruação pouco freqüente). Um vez que os óvulos não são liberados, a maioria das mulheres com síndrome do ovário policístico tem problema para engravidar.

Sintomas:

Além da infertilidade, as mulheres podem ou não apresentar:
* Dor pélvica.
* Hirsutismo (excesso de pelos na face, peito, abdômen e dedos).
* Cabelos ralos.
* Acne, pele oleosa ou caspa.
Mulheres obesas têm maior probabilidade de ter síndrome do ovário policístico. Porém, mesmo sendo mais difícil para mulheres com síndrome do ovário policístico engravidarem, algumas conseguem naturalmente ou usando uma ajudinha medicamentosa para auxiliar. Existe também uma maior probabilidade de sofrerem aborto quando engravidarem.
Outra incidência comum em mulheres com síndrome do ovário policístico é um maior risco de condições associadas como:
- Diabetes.
- Síndrome metabólica.
- Doença cardiovascular.

Como é feito o diagnóstico :

Para fazer o diagnóstico, o seu médico usará seu histórico médico mais um exame clínico para procurar por cistos nos ovários. Poderá fazer também uma ultrassoom complementar  e sugerir exame de sangue para medir os níveis de hormônios.

Como é o tratamento:

Não há cura para a síndrome, porém os sintomas podem ser controlados. O importante é diagnosticar cedo para ajudar na prevenção dos problemas associados com medicamentos para regular a menstruação. (pílulas anticoncepcionais ou comprimidos de progesterona). O tratamento com citrato de clomifeno faz com que o óvulo amadureça e seja liberado. Algumas vezes as mulheres precisam dele ou de outras medicamentos para fertilidade a fim de engravidarem.
Alguns  medicamentos também são usados para reduzir outros problemas como crescimento de pelos e acne.
A perda de peso pode ajudar a amenizar muitos dos problemas de saúde associados à síndrome do ovário policístico e melhorar os sintomas.
___________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta:  Eu tinha essa síndrome, e graças a Deus, o único problema causado era a menstruação irregular. Na época, isso se resolveu com Clomid (citrato de clomifeno).Não tinha mais nenhum sintoma associado. Eu comecei a tomar a medicação e minha menstruação ficou reguladinha. Isto facilitava para saber exatamente o dia da ovulação e consequentemente saber os dias férteis. Depois que engravidei, tudo se normalizou e fiquei regulada sem o uso de nenhuma medicação. Algumas patologias se resolvem após uma gravidez.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho esta Sindrome e desde outubro do ano passado estou fazendo tratamento para engravidar... Nao eh facil lidar com isso, principalmente pq quem tem essa sindrome nao tem facilidade de perder peso e consequentemente nao atrapalha na fertilizacao... Eh uma dura batalha q com muita FE EM DEUS eu vou vencer...

Andréia disse...

Eu tenho SOP e venho tentando engravidar ha 4 anos. Como é dificil achar um médico que realmente esteja interessado em me ajudar...

Sei que não é impossível, mas tá demorando tanto.... Senhor, me dá forças pra suportar a espera e me dá essa benção!

tatiana disse...

Eu descobri a pouco tempo que tenho ovario policistico ,mas ja estou me tratando graças a Deus o medico me disse que esta diminuindo com o medicamento ...tenho fé Deus vai me ajudar é so mas uma batalha

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Receba as postagens no seu e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: