19 junho 2012

Dúvidas Frequentes- Parte 1


O tratamento de Fertilização In Vitro sempre resulta em gravidez múltipla?
Não,embora as Técnicas de Reprodução Humana sejam responsáveis pelo aumento na incidência de gestação múltipla, nos últimos anos, isso não acontece toda vez que um casal faz tratamento. Em média, 20% dos casais que realizam tratamento têm gêmeos e trigêmeos.  
Na realidade, 80% dos casais que engravidam após realizar uma Fertilização In Vitro (FIV) têm uma gestação única. Mas ainda existe muito preconceito e tabu em abordar esse tema. Muitos casais não se sentem à vontade, para discutir com os amigos e familiares, que estão com dificuldades para engravidar. Dessa forma, quando engravidam, muitos escondem que fizeram tratamento. E é nesse grupo que se encontram a maioria das crianças nascidas de gestação única.  Já por outro lado, o casal que engravidou de gêmeos ou trigêmeos após a FIV, não tem muito como esconder o tratamento, pela maior probabilidade. Basta sair para passear com os gêmeos e logo surge a pergunta indiscreta: “Ah, vocês fizeram tratamento, não é mesmo ?” Quando são trigêmeos então....mais óbvio parece.


Dessa forma, a população leiga fica sempre com o paradigma de que quem fez tratamento de FIV teve múltiplos. Para diminuir este acontecimento, o Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou novas diretrizes limitando o número máximo de embriões a serem transferidos para o útero, de acordo com a idade da paciente ( máximo de 02 embriões até 35 anos; de 03 embriões entre 36 e 40 anos; e máximo de 04 embriões para pacientes com idade superior a 40 anos).

FABÍOLA PECE comenta: Pois é, na época em que fiz já estava sendo feito uma análise qualificativa dos embriões antes da transferência para que ao transferir ao útero fossem colocados somente os melhores e assim, consequentemente diminuindo o número de embriões transferidos e ao mesmo tempo com mais chance de vingarem. Ao meu ver, é melhor: menos quantidade, porém maior qualidade. Isso significa maior chance de acerto final = GRAVIDEZ.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: